Grupo do Programa Vida Saudável de Estrela-RS - Pintura de ovos de Páscoa une gerações


Pintura de ovos de Páscoa une gerações 
Grupo do Programa Vida Saudável de Estrela tomou uma iniciativa diferente: em vez de esporte, fez pintura de ovos de páscoa com as crianças da Escola de Educação Infantil Girassol. A integração aproximou os baixinhos dos vovôs

Casquinhas de ovos, tintas, dedos manchados e muita animação nas salas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Girassol de Estrela. As crianças ouviam as orientações dos mais velhos sobre como pintar os ovinhos. “Páscoa é assim mesmo”, disse dona Nair Feine (64) que ensinava, com paciência, Gabriel (2). Ela voltou ao tempo de professora. “É uma experiência maravilhosa”, disse a integrante do grupo Vida Saudável, que nesta quarta-feira (1) se juntou aos participantes da turma e decidiu fazer uma iniciativa diferente: fazer da Páscoa uma experiência para aproximar os baixinhos dos mais velhos.
O Vida Saudável levou à escolinha casquinhas de ovos, tintas e pinturas e as crianças entraram com a criatividade. “Essa integração consiste em resgatar um pouco da Páscoa que os mais velhos tiveram tempos atrás e ao mesmo tempo dar a chance a eles de ensinarem às crianças aprendizados singelos, não sobre consumismo, mas sobre o que vivenciaram no seu tempo” diz o coordenador do grupo, Rodrigo Ramminger.
A ação é simples, mas toca fundo no sentimento dos participantes do grupo. A integração é feita de uma forma fácil. O entusiasmo dos novos desperta vendo gerações mais velhas em um momento lúdico e especial. “A gente preenche os ovos com amendoim. Cada criança leva o seu para casa”, salienta Ramminger.
Ele diz que os participantes do Vida Saudável se soltam entre as crianças. Elas, por sua vez, são receptivas a eles porque os enxergam na figura de avós e se sentem seguras para fazer as atividades.
Depois da creche Girassol, o grupo fez a ação na quarta de tarde na Escola de Ensino Fundamental Leo Joas e na quinta-feira, na escolinha Raio de Sol.

Páscoa Solidária
A Escola Girassol realizou uma atividade bacana com as crianças. Foi a Páscoa Solidária. A Emei procurou despertar nos alunos o verdadeiro sentido da comemoração, que é o amor, a compaixão e, principalmente, o saber compartilhar. Com a iniciativa, as crianças do maternal B, juntamente com a professora Juliana Costa e com a monitora Sidmara de Freitas, distribuíram guloseimas na comunidade do bairro, levando aos moradores uma mensagem de fé e esperança. 

Texto: Andreia Rabaiolli



Nenhum comentário: