Espaço Arte da Univates, bem como o Café & Cultura, recebem, a partir de maio, diversas atrações


Espaços Arte recebem trabalhos artísticos e Café&Cultura tem nova data

Os Espaço Arte da Univates, bem como o Café & Cultura, recebem, a partir de maio, diversas atrações. Os músicos Gustavo Matje e Maurício Malaggi se apresentam, no próximo dia 14, às 20h30min, na Cafeteria do Prédio 9, com entrada franca. Ambos atuam no cenário musical há mais de dez anos, e já integraram festivais de música do Estado, obtendo premiações em diferentes linhas de estilos musicais. Representaram, inclusive, a música nativista do Rio Grande do Sul em Festivais de Folclore Internacional na Alemanha, Itália, Portugal, Argentina. No mês de julho, representarão a cultura gaúcha na França.

A partir do dia 1º de maio, a professora da Univates Jane Márcia Mazzarino promove a exposição “Biopoéticas”, no Espaço Arte 8. As imagens fotográficas expõem devaneios de andanças em meio às paisagens naturais. As coletas visuais mostram troncos, raízes, animais, lago, cercas e caminhos. E também umidade, secura, amplitudes, névoa, suavidades, infinitudes.

No Espaço Arte 9, o artista João Machado, de São Paulo, traz obras do trabalho “O Reformista”. São seis pinturas de óleo sobre tela que transmitem o êxodo feito pelos brasileiros, e também de estrangeiros.

Banners da artista Ana Beatriz Reckziegel Marques estarão à mostra no Espaço Arte 11, a partir de 15 de maio. Intitulada de “Chiara Lubich: protagonista de um novo tempo”, a exposição tem como foco os reconhecimentos de Chiara, a fundadora do movimento dos folclores. É evidenciado o protagonismo dela na transformação positiva da sociedade.

Já o encantadesne Airto Francisco Gomes expõe, no Espaço Arte 3, a partir de 16 de maio, fotografias e telas “100 anos de Encantado”. A mostra contempla 25 imagens de cenários de diversos segmentos culturais, sociais, esportivos, econômicos, religiosos e de desenvolvimento do município, captadas entre 1915 a 2014.

No fim do mês de maio, outras exposições ocupam os Espaços Arte da Univates. Com organização de Sônia Gonzatti, o artista Sérgio Mendonça Jr. trará fotografias, no trabalho “Tão Longe Tão Perto”, a partir do dia 27 de maio, no Espaço Arte 7. Fotógrafo há mais de trinta anos, Mendonça mistura astronomia e fotografia nesta mostra. O cenário é o Parque Estadual de Vila Velha.

“Fotografias como Expressão”, de Maristela Wink, estarão dispostas no Espaço Arte 8, de 29 de maio a 23 de junho. O projeto da artista consiste em apresentar o trabalho de um grupo de fotógrafos que cursam pós-graduação em Poéticas Visuais, na Universidade Feevale. A partir do mesmo dia, no Espaço Arte 9, haverá a exposição “Percursos Demarcados”, do fotógrafo paulista Maicon Medeiros. Ele retratará a dependência do ser humano com o meio onde se vive e o processo de troca, bem como a relação de vida e morte na natureza.

Inscrições abertas para exposições em 2015B

Artistas interessados em expor obras nos Espaço Arte no semestre 2015B podem inscrever seus trabalhos até 20 de junho. São seis espaços disponibilizados nos Prédios 3, 7, 8, 9 e 11. As inscrições podem ser efetuadas com o Núcleo de Cultura e Eventos, localizado no terceiro andar do Teatro da Univates, ou por correio. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.univates.br/cultura, na guia “Artes Plásticas”.

Texto: Nathália Lauxen

Nenhum comentário: