Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - 09.04.15 Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - 09.04.15

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
Hoje não tem. 

FRASE: “Tenho dinheiro suficiente para deixar de trabalhar e viver o resto da minha vida tranquilamente - desde que eu morra amanhã” (Filósofo, no Salão do Hermes e Leonardo).

Agora sim. Para fazer a Carteira de Identidade não precisa mais sair de Estrela. É só ir na Rua 13 de Maio 294, ao lado do Sine. Leve junto a certidão de nascimento ou casamento, uma foto 3x4 e CPF. Em menos de 20 dias a Identidade estará pronta.

O Vice Prefeito Valmor Griebeler está satisfeito porque está para ser liberado pela Caixa Econômica Federal o financiamento para abrir a licitação do Centro de Treinamento da Federação Sulriograndense de Karatê Interestilos. Isso deve ocorrer em uma semana daí a licitação leva no máximo 5 dias e se tudo correr normalmente, em agosto a obra será inaugurada. Valmor, que também é professor de Karatê disse que no dia 12 de julho acontece em Estrela o Campeonato Estadual de Karatê.

O Vale do Taquari, na minha opinião, está muito bem com Gilberto Keller assumindo a presidência da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales - Amturvales. Seu mandato vai até 2017. Antes ela exercia o cargo de vice-presidente, mas de agora em diante podemos contar com muitas novidades em termos de visitantes turistas na Região.

Mais um amigo que se foi. Antônio Augusto foi o primeiro e melhor Plantão Esportivo do Rio Grande do Sul. Ele foi um dos ícones que, na época, colocou a Rádio Guaíba como a mais ouvida no futebol. Quando saiu, a Gaúcha tomou conta. No tempo em que transmitíamos futebol na extinta Rádio Alto Taquari, meu colega Lauro Schmitt - assim com um grande número de radialistas do Estado - seguia o exemplo dele de prestar informações durante partidas de futebol. Antônio Augusto era natural de Marcelino Ramos, onde morei vários anos antes de vir a Estrela. Conheci ele pessoalmente - e fizemos amizade - durante uma visita dele a Estrela. Estava no Ginásio Esportivo do Sesi, onde o entrevistei e compartilhamos informações sobre amigos em que tínhamos em Marcelino Ramos.

Feriadão de Páscoa não foi muito bom para quem não prestou melhor atenção ao dirigir nas estradas do Rio Grande do Sul. Isso que a Polícia Rodoviária aumentou seu trabalho para tentar “acalmar” um pouco quem corre demais. Mesmo com centenas de multas com o radar móvel, tivemos muitos problemas com acidentes. Pena que nem todos respeitem o limite de velocidade que as placas apontam. 

Ernani de Castro (PMDB) disse que outro problema foi a não duplicação da BR 386 entre Estrela e Bom Retiro do Sul, devido a aldeia indígena. “Tivemos congestionamento de 60 quilômetros”. Paulão Scheeren (PPS) lembrou que durante o feriadão de Páscoa tivemos 113 acidentes e mais de 20 mortes nas rodovias gaúchas, “e mais de 3.700 multas aplicadas”. Disse que deveríamos ter uma educação melhor para o nosso trânsito, “pois quem tem carrão paga as multas sem problemas pois tem dinheiro”

Élio Kunzler (PTB) comentou os 68 pés de laranja e bergamota que plantou junto a Chácara da Prefeitura. Disse que hoje, cerca de 50% está produzindo frutas. “Vou ampliar a plantação e colocar adubo. Mas primeiro vou mandar fazer uma análise da terra”. 

Prefeito Rafael Mallmann me passou a informação: Dia 15, as 17h será empossado Nico Buznello como novo Administrador do Porto de Estrela. Além do Prefeito, virá para a posse o Secretário de Estado dos Transportes Pedro Westphalen e integrantes da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado - que tem como um dos diretores o estrelense Cristiano Nogueira da Rosa.

Sou muito fã, junto com minha esposa, de jogos de vôlei, tanto masculinos como femininos que passam na Sport TV. Nos jogos masculinos, torcemos sempre para o time que tem o Lucão - Lucas Saatkamp, de Colinas, como jogador. E a novidade: Ele vai casar agora dia 27 em São Paulo, com Beatriz Casagrande, também de SP. E adivinhem: Um dos padrinhos do casamento, é João Auri Scheeren Filho, seu amigo e ex-colega de aula aqui de Estrela. Pedi para ele levar um abraço de felicidades para este atleta, titular inclusive da Seleção Brasileira de Vôlei.

Paulo Birck (PTB) está satisfeito, pois entrou em vigor a medida provisória que extingue o emplacamento de máquinas agrícolas. Realmente acho que merecem parabéns os deputados que fizeram pressão para que isso viesse a se tornar realidade pois não é justo mais esta despesa aos agricultores.

Ernani de Castro (PMDB) deu uma importante informação: Começou o trabalho da nova praça do Bairro Boa União. Será um local com brinquedos infantis, academia ao ar livre, local de caminhadas e quadra de areia. Tudo deverá ficar pronto em pouco mais de um mês, dependendo o tempo, claro. 

E a UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, tem hoje a noite, as 19h e 30 minutos sua assembléia de abril. Desta vez, será na sede da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora. O principal assunto é o término da análise dos estatutos colocados em dia.

Os Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari tem programada para o dia 17 próximo, sua reunião mensal de abril. O anfitrião será Cirio Schneider, de Lajeado, informa Hilário Eidelwein. Inclusive já foi feito o calendário de realização de todas as reuniões que acontecerão durante este ano.

Nenhum comentário: