A Secretaria da Saúde de Estrela promoveu nesta quinta-feira (16) o primeiro encontro do ano sobre Educação Permanente em Saúde


Antropólogo aborda a importância do acolhimento no serviço de saúde

Professor da Univates diz que acolhimento é dever não só da municipalidade como da sociedade

A Secretaria da Saúde de Estrela promoveu nesta quinta-feira (16) o primeiro encontro do ano sobre Educação Permanente em Saúde. O treinamento, dado pelo antropólogo da Univates, Daniel Granada, abordou o “Acolhimento nos Serviços de Saúde” e levou profissionais de toda rede municipal de saúde a refletir sobre a temática. Com diálogo e mobilização, Granada levou os profissionais a ponderarem sobre a humanização nos serviços e sociedade. Ele também mencionou a necessidade do tratamento diferenciado aos diferentes e disse que o respeito e educação não se restringem apenas aos serviços de saúde. “O acolhimento de pessoas mais necessitadas é um dever de pessoas não só na municipalidade como da sociedade. A reflexão é de que maneira se pode ampliar a ação cotidiana do trabalhadores da saúde para que eles consigam chegar onde se fazem mais necessários.”
A psicóloga Eliana Fernandes Cattoi enfatiza que acolher na área da saúde pode ser resolutivo. “Muitas vezes, o trabalhador ao escutar a pessoa, resolve o problema naquele momento.”
Outros encontros da Comissão de Educação Permanente em Saúde serão marcados para durante o ano. Além de capacitar os trabalhadores, a proposta é atualização de conhecimentos. 


Granada: antropólogo fez dinâmica de grupo com profissionais da saúde da rede de Estrela

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: