Estrela-RS - População busca intensamente pela vacina no início da campanha


População busca intensamente pela vacina no início da campanha

No primeiro dia de vacinação contra o vírus influenza, a maior parte das mil doses que Estrela recebeu da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde já havia sido aplicada na população. A movimentação foi intensa e constante nos postos e Estratégias de Saúde da Família (ESF). Em alguns locais estratégicos como a Unidade Básica Central - a maior do município - a vacina acabou na terça de manhã cedo e as pessoas do grupo alvo, que procuram pela imunização, foram orientadas a voltar assim que chegarem mais doses. “Estamos explicando a elas que as doses são fornecidas pelo Ministério da Saúde, que as repassa para Coordenadoria da Saúde, que então as passa para nós. O município é responsável pela aplicação”, salienta a coordenadora Maristela Mörschbacher.
No Posto de Saúde do Bairro Boa União ainda haviam doses nesta terça-feira. Conceição de Souza (71), foi vacinada. Ela foi pouco depois das 9h e conseguiu fazer a imunização. Elogiou a iniciativa “Eu não pego gripe há anos, é uma garantia de saúde.”

O que diz a Coordenadoria
A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde diz que como é um quantitativo grande que tem para receber de vacinas – em torno de cem mil doses para toda a região – elas estão chegando por etapas. Na primeira vieram 21 mil doses que foram distribuídas para 37 municípios. “Estamos aguardando o recebimento da segunda etapa. Depende da liberação do Ministério da Saúde”, informa a coordenadora do programa de imunizações Inge Storck. Ela afirma que não há falta de vacinas. “É só uma questão de logística, armazenamento em geladeira e transporte até que elas cheguem ao destino correto.”
Carmen Hentschke, da vigilância em Saúde de Estrela informa que é preciso ter paciência, aguardar a chegada de mais doses da vacina, “lembrando que a campanha vai até 22 de maio e teremos o sábado de mobilização no dia 9”.

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: