Estrela-RS - Semana da Saúde na Escola foca na alimentação saudável



Semana da Saúde na Escola foca na alimentação saudável
A Semana da Saúde na Escola, que ocorre até a próxima quinta-feira (30), foca, neste ano, a alimentação saudável, práticas corporais e atividades físicas.

Em Estrela uma série de atividades estão sendo realizadas a partir deste tema. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, ocorreu na segunda-feira (27) a pesagem e medição de alunos. A enfermeira Rosana da Rosa Benovit monitorou de perto a ação e disse que o objetivo é educar os alunos para que eles compreendam a importância de uma alimentação adequada.
Com 1,56 metro e 51 quilos, Giovana Oliveira (12) está dentro dos padrões, mas foi orientada a fazer exercícios físicos. “Acho bacana a ideia, assim a gente aprende a estar por dentro do peso e a se educar.’
A Leo Joas na quinta-feira se esmera em outra iniciativa nutritiva: contação de história sobre alimentação sadia e a realização de lanche coletivo. Os alunos montarão o “sanduíche da Maricota”, com ingredientes saudáveis. Após o intervalo, terá gincana de integração entre as turmas focando alimentação saudável e práticas físicas de cuidado com o corpo. 

Espetinho de fruta 
A Escola Estadual 20 de Maio também está fazendo a avaliação antropométrica (pesagem e medição) dos alunos, cujo encerramento está marcado para quinta-feira (30), às 14h30min. Atividades estão sendo desenvolvidas na Emef Ruth Markus Huber, no Loteamento Popular. A partir das questões trabalhadas em sala de aula, como a importância das frutas na alimentação, os alunos vão fazer, terça-feira (28), espetinhos de frutas que serão servidos na merenda. Será em dois horários, às 9h40min e 15h45min. Na quinta-feira, às 10h, uma roda de conversa com a nutricionista Maína Hemann Strack abordará o mesmo tema.
A Emef Odilo Afonso Thomé, do Bairro Imigrantes, participa da programação. Na quinta-feira (30), das 13h30min às 15h30min haverá palestra com a nutricionista, agentes de saúde do PSE do Bairro Imigrantes e professora de Educação Física do município, com foco no tema deste ano, ou seja, a alimentação e atividades físicas, visando à prevenção e promoção da saúde. 
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do governo federal, em parceria com estados e municípios. Em Estrela teve início em março 2014 e envolve as secretarias municipais de Educação e da Saúde. Ações nas áreas da saúde bucal, acuidade visual e verificação das carteirinhas de vacinação já foram realizadas por meio do programa, que conta com a participação das escolas municipais Leo Joas, Odilo Afonso Thomé e Professora Ruth Markus Huber; Escola Indígena Manoel Soares, escolas estaduais 20 de Maio e Nicolau Müssnich e a Escola de Educação Infantil Criança Feliz.
As ações desenvolvidas no município são discutidas e definidas por um Grupo de Trabalho Intersetorial, formado por profissionais das duas secretarias, escolas, Cras e Caps. São iniciativas que ocorrem dentro dos projetos político-pedagógicos dos estabelecimentos, visando sempre a avaliação, prevenção e promoção da saúde. 

Texto: Paulo Schneider

Nenhum comentário: