Exposição: 50 Anos do Festival do Chucrute - Cultura Germânica em Evidência


Exposição: 50º Festival do Chucrute
Cultura Germânica em Evidência

Por Airton Engster dos Santos
Diretor Cultural Aepan-ONG

O Memorial da Aepan-ONG realiza de 30 de abril a 24 de maio de 2015, na Prefeitura Municipal, a exposição: 50º Festival do Chucrute - Cultura Germânica em Evidência. A que mostra reúne fotos, cartazes, canecões e trajes típicos conta com apoio do Governo de Estrela, Jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, Câmara de Vereadores, Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, O Paladino e Leandro Neinas.

Histórico:

Em 1964 e 1965 o coro da Comunidade Evangélica de Estrela, realizou o “Baile do Coro” com outros corais da região convidados.

Nesta época, um conjunto de pessoas, ligados à Comunidade Evangélica de Estrela, entre eles o casal Adolfo e Elga Ziebel, ensaiaram alguns pares de dançarinos em uma garagem, para dança de músicas típicas alemãs que depois seriam apresentadas pela primeira vez em 1965, justamente no “Baile do Coro”.

Em 1966, o Baile do Coro passou a denominar-se de “Baile do Chucrute, com decoração, música e comida alemã, obtendo extraordinário sucesso.

Nesse ano (1966) houve em Estrela uma grande comemoração pois o município completava 90 de emancipação político administrativo, com feira, desfile estudantil, caros alegóricos e enorme público visitante de outras localidades.

O desfile de um caminhão devidamente enfeitado, com jovens tipicamente trajados e o maestro Ziebel com seu bandonion, tocando músicas alemãs convidando para o I Baile do Chucrute foi um sucesso.

Em maio de 1967, no dia do aniversário de Estrela aconteceu o II Festival do Chucrute, desta vez bem mais organizado. Até cartaz promocional foi impresso.

Sucessivamente o Festival do Chucrute foi sendo realizado ano a ano, sempre com grande sucesso, desde 1966 até os dias atuais, sempre no mês de maio.

Porém Gernot Costa que era o responsável pela organização do evento, faleceu em 1978, gerando grande consternação na comunidade, bem como um problema de difícil equação: Quem iria assumir tal responsabilidade?

O casal Günther e Liliam Lengler assumiram então a organização do Festival, permanecendo até 1982, quando passou a ser escolhido alguns casais da comunidade para formar a tradicional comenda, que a partir de 1983 assumiu o evento.

A primeira comenda que organizou o Festiaval de 1983 foi formada pelos casais: Adroaldo e Vanice Nunes; Güther e Ilse Wagner; Victo e Varna Fensterseifer.

Por ocasião do 40º Festival do Chucrute, em 2005, foram confeccionados os dois bonecos, já tradicionais em cartazes, Chuck e a Ruth, que fizeram grande sucesso, principalmente entre as crianças.

O Baile do Chucrute é uma alusão ao prato típico da cozinha alemã, o “Chucrute”. Nos enfeites de salão e nos desfiles pelas ruas, são utilizadas as cores do município: azul, vermelho e branco. A tradicional comida alemã e a cerveja são marca registrada nos Festivais do Chucrute, juntamente com as apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e os já consagrados bailes e cafés coloniais.

Os bailes e cafés são muito concorridos, inclusive com a presença de autoridades de todos os níveis, participando das promoções.

Ao longo dos anos, outras promoções e atividades foram sendo incorporadas ao Festival do Chucrute, como: Festa das APAEs, Festa do Idoso, Encontro de grupos de danças de outras cidades e Maifest no Parque Princesa do Vale.

A 50ª edição do Festival do Chucrute, que ocorre dentro da Maifest, também já está definida: os bailes serão realizados no Centro Comunitário Cristo Rei nos sábados 16 e 23 de maio, com início às 20h. 

Veja toda programação:

02 de Maio (Sábado)

Evento: Divulgação do Festival no Pórtico de entrada da cidade de Estrela com entrega de brindes, folders e adesivos.
Início: 09 horas

09 de Maio (Sábado)
Evento: Tradicional Grande Desfile Típico dos grupos folclóricos com carros alegóricos, som e banda pelas ruas das cidades de Estrela e Lajeado.
Início: 15 horas

16 de Maio (Sábado)
Evento: 
1º Baile Típico com decoração característica, jantar com comida alemã e cerveja, junto a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos.
Animação da Orquestra La Monatanara
Local: Centro Comunitário do Cristo Rei 
Início: 20 horas
- Todos os ingressos são numerados e incluem Janta Típica com buffet livre incluindo: Chucrute, Salsicha Bock - Bockwurst, Joelho de Porco - Eisbein, Molho de Língua, ...

17 de Maio (Domingo)
Evento: Típico Café Colonial alemão (por quilo) com apresentação dos Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 15 horas
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

20 de Maio (Quarta)
Evento: 21º Festa do Idoso, com apresentação de grupos de danças convidados de diversas localidades
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 09:00 horas
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

21 de Maio (Quinta)
Evento: 9ª Festa das APAEs, com participação dos Idosos da Vovolândia de Estrela e também do Asilo Pella Betânia de Taquari, Caps e Creche Colméia. Haverá apresentação de danças folclóricas.
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 14 horas

23 de Maio (Sábado)
Evento: 
2º Baile Típico com decoração característica, jantar com comida alemã e cerveja, junto a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos.
Animação da Super Banda K'necus
Local: Centro Comunitário Cristo Rei 
Início: 20 horas
Ingressos: 
- Todos os ingressos são numerados e incluem Janta Típica com buffet livre incluindo: Chucrute, Salsicha Bock - Bockwurst, Joelho de Porco - Eisbein, Molho de Língua, ...

24 de Maio (Domingo)
Evento: Encontro e apresentação de grupos de danças folclóricas de outras cidades com o Tradicional Café da tarde opcional por quilo.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 16 horas






Nenhum comentário: