Estrela-RS - Poupa Tempo facilita emissão de carteira de identidade


Poupa Tempo facilita emissão de carteira de identidade 
Desde que foi inaugurado há 15 dias, Posto de Identificação, agregado ao Poupa Tempo, emite uma média de dez documentos dia

Nelson Antônio Meyer (68) decidiu fazer a segunda via da carteira de identidade. A primeira, muito antiga, foi confeccionada há mais de 40 anos. “Na época eu ainda tinha cabelo”, sorri. Se animou a fazer o documento pela segunda vez agora pelo acesso fácil no Poupa Tempo em Estrela. “Antes teria de ir até Lajeado. Agora ficou mais perto e muito mais prático.” Meyer aguardou no máximo 15 minutos para fazer a entrevista e retirar as digitais. “Devia ter mais coisas Poupa Tempo por ai”, diz com bom humor. Terá em suas mãos o documento novinho em 15 dias. Ele acredita que esse é um dos serviços eficazes do município. “Facilita a vida. Tudo o que a gente conseguir trazer para Estrela, melhor.”

Com o Poupa Tempo - serviço que foi inaugurado há 15 dias em Estrela para fazer carteira de identidade - uma particularidade foi observada: pessoas mais velhas estão procurando o local para atualizar a foto e a documentação. 

O encarregado do Posto de Identificação Silvio Schilling diz que há dois anos o serviço estava em falta no município. Para fazer a carteira, era preciso ir até Lajeado, o que não era prático para muitas pessoas. Com a inauguração do posto, veio o benefício. “Emitimos dez documentos por dia. Com o posto aqui, a demanda em Lajeado caiu e a nossa está aumentando”. O serviço de emissão cresce à medida que se torna conhecido na cidade e em que as pessoas sabem que ele existe. Schilling estima que ao fechar o primeiro mês, cerca de 220 cidadãos estrelenses deixarão de gastar seu tempo se deslocando até Lajeado para fazer as carteiras. O Poupa Tempo está localizado na Rua 13 de Maio, perto da Prefeitura de Estrela. 

Sistema
O Posto de Identificação está aparelhado com o Sistema de Identificação de Indivíduos integrado a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Primeiro, é realizado o cadastro da pessoas com os dados como filiação, grau de instrução e até cicatriz pelo corpo. Depois, o encarregado deve recolher as digitais nos dez dedos. “Nós as tiramos com tinta, depois é digitalizada.” Como o local não tem máquina digital, a pessoa deve levar uma foto atualizada. 

Documentos exigidos
Certidão de nascimento (se solteiro)
Certidão de casamento
Uma foto 3 X4
As certidões devem ser originais ou cópias autenticadas
A primeira via está isenta de taxa. A segunda custa R$ 54,24
Os idosos acima de 65 anos estão isentos
A foto não pode ser com brinco, corrente ou óculos
O horário de atendimento do posto de identificação é das 7h às 13h


Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: