Estrela-RS - Exposição homenageia 50 anos do Festival do Chucrute





Exposição homenageia 50 anos do Festival do Chucrute
O primeiro vestido dos grupos folclóricos está sendo exibido na exposição feita pela Aepan, na Prefeitura de Estrela. Há fotos e outras curiosidades

O Memorial da Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural (Aepan) traz para os corredores da Prefeitura de Estrela a exposição “50º Festival do Chucrute – Cultura Germânica em Evidência”. A mostra reúne, na entrada e no saguão da Administração, 18 displays que trazem fotos, cartazes e o histórico do Festival. A exposição também é composta de canecos de chopp, barris e trajes típicos e de algumas curiosidades como o primeiro convite feito por linotipia e já amarelado pelo tempo. Um dos primeiros vestidos dos grupos folclóricos também está sendo exibido. É uma peça infantil. “Levamos no mínimo 20 anos arrecadando material, fazendo essa coletânea, porque o interesse da Aepan é mostrar tudo o que diz respeito a vida da cidade. E a vida cultural é uma parte importantíssima”, informa o diretor cultural da entidade, Airton Engster dos Santos. 

Com a exposição, ele espera homenagear todas as pessoas que fizeram parte do evento durante o cinquentenário e ajudaram a tornar Estrela referência em cultura alemã e a divulgar o nome do município no cenário nacional e internacional. “Este é um dos principais eventos culturais germânicos e mais antigos do Rio Grande do Sul. Através das fotos, as pessoas podem relembrar muitos fatos. Avós podem trazer seus netos e mostrar como era o Festival em épocas passadas. Esta é uma cultura de herança mostrada pela exposição.”
A exposição está aberta de 30 de abril a 24 de maio no horário de expediente da prefeitura.

Texto e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: