Escola Municipal Leo Joas, no Bairro das Indústrias - Roda de conversa aborda protagonismo de crianças e adolescentes


Roda de conversa aborda protagonismo de crianças e adolescentes

Uma roda de conversa com alunos dos Grêmios Estudantis das escolas municipais de Estrela, debateu, na quarta-feira (15) à tarde, a participação de crianças e adolescentes nos espaços de decisão. Foi mais uma atividade do projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes, que em Estrela envolve as secretarias de Educação e de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

O encontro foi realizado na Escola Municipal Leo Joas, no Bairro das Indústrias, e foi coordenado pela articuladora regional do Pólo de Lajeado, Michele de Azevedo. “O objetivo é dar voz aos jovens em todas as áreas”, ressalta Michele. Segundo ela, a grande mudança de paradigma, hoje, é fazer “com” as crianças e adolescentes e não somente “para” eles. Por isto, a iniciativa também serviu de preparação para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo indicados seis jovens para a comissão organizadora.

O projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Sul é um convênio entre a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a ONG Amencar, além de contar com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Conanda). Conta com a participação de 52 municípios, divididos em quatro pólos regionais. Em 2014 houve um seminário regional e três oficinas, uma delas em Estrela, em parceria com o Governo Municipal. 

O projeto visa fortalecer políticas públicas e estratégias que promovam e viabilizem o direito humano à participação e livre expressão de crianças e adolescentes, promovendo o protagonismo juvenil nos vários espaços de convivência social.

Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: