Secretaria Municipal da Saúde faz ação em conjunto com a Corsan contra a Dengue em Estrela-RS


Saúde faz ação em conjunto com a Corsan contra a Dengue em Estrela
Corsan passa a distribuir nas contas de água folheto explicativo com orientações sobre a doença

O número de casos de dengue dobrou no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. De olho nos números e atenta à prevenção, a Secretaria da Saúde de Estrela lança uma estratégia em conjunto com a Corsan para que o mosquito não chegue até a cidade e aumente a conscientização do estrelense. Desde o início de abril a Corsan está entregando folhetos explicativos nas residências do município, junto com as contas da água. Estão previstos entrega de 9 mil folhetos. O texto contém orientações sobre sintomas da doença e dicas sobre o que a população pode fazer para evitar a vinda do mosquito. Além dos funcionários da Corsan, agentes de saúde também entregam o folder nas famílias em que fazem o atendimento. 
Nesta terça-feira (7), o secretário de Saúde, Elmar Schneider acompanhará a equipe de saúde fazendo a distribuição de alguns folhetos, juntamente com a Corsan, num ato simbólico para chamar atenção sobre o tema. A ação será às 14h com encontro na Praça Menna Barreto e depois será realizada a entrega em ruas do Centro.
O que a Secretaria de Saúde de Estrela quer é elevar a sensibilização dos moradores. “A secretaria não consegue fazer a prevenção da dengue se as pessoas não ajudarem, necessitamos que cada uma das famílias cuidem do seu espaço”, informa Carmen Henstchke, da Vigilância em Saúde de Estrela.
As medidas são simples e precisam ser feitas: a conscientização é para que as pessoas não deixem no pátio recipientes que acumulem água, como, por exemplo: pratos de vasos de plantas e fechem caixas d água, tonéis e latões.
“Por enquanto não temos o mosquito e estamos em uma fase que conseguimos fazer a prevenção, por isso é importante não deixar acumular a água da chuva”, salienta Carmen.
Os folders serão distribuídos durante todo o mês de abril. “Se não for possível entregar todos, a entrega segue em maio”, informa Carmen.

Albopictus
O Aedes aegypti – principal vetor da dengue no mundo - não foi localizado nas armadilhas do município. O Aedes albopictus que é semelhante ao aegypti foi identificado com freqüência. Ele produz a febre chicungunha, que é uma doença viral parecida com a dengue, porém menos grave. “Não tivemos ainda a chicungunha aqui, vamos combater a proliferação do mosquito.”
Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

Texto: Andreia Rabaiolli
DENGUE

Nenhum comentário: