Saúde e Corsan distribuem panfletos contra a Dengue em Estrela-RS


Saúde e Corsan distribuem panfletos contra a Dengue em Estrela
Numa estratégia lançada em conjunto com a Corsan, Saúde de Estrela distribui panfletos com orientações para prevenir a doença

A equipe da Secretaria de Saúde de Estrela, em parceria com a Corsan, distribuiu nesta terça-feira (7) de tarde panfletos no comércio e casas do município e para a população a fim de chamar a atenção para a doença. Embora não tenha sido registrado nenhum caso em Estrela, o número dobrou no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2015. 
Os folderes contém mitos e erros sobre os mosquito da dengue, os sintomas e dicas para eliminar a água parada. Durante a entrega, o secretário Elmar Schneider acompanhou a equipe e conversou com as pessoas. Ele destacou a importância da cooperação entre Saúde e Corsan, e a busca de parcerias para fazer a saúde preventiva. “O Brasil gasta muito em doença e investe pouco na prevenção. Em Estrela, fizemos o contrário. Estamos gratos por essa associação com a Corsan. O panfleto chegará à população junto com as contas de água.” 
No ano passado, a Secretaria da Saúde fez placas com dicas de cuidado, para evitar a proliferação do mosquito da dengue, que foram colocadas em todos os cemitérios, para chamar a atenção dos visitantes para o problema. Nesta campanha, com os nove mil folhetos que a Corsan distribuirá nos domicílios estrelenses em abril e maio, a conscientização deverá abranger todas as famílias. “Essa parceria é importante porque temos de prevenir. Se cada um fizer sua parte, a dengue não terá chance em Estrela”, destaca a gerente da Corsan, Silvane Scheid. Informa que dois funcionários da Companhia estarão fazendo a distribuição dos folhetos durante o mês. 
A enfermeira Carmen Henstchke, da Vigilância em Saúde, salienta que os folhetos contêm informações simples, mas importantes. “Pedimos que os moradores leiam as informações sobre os cuidados,e que revisem seus pátios, eliminando locais e recipientes que possam acumular água da chuva. ”A ideia é que o folheto seja mantido nas residências, e que os cuidados sejam realizados continuamente.” 
Durante a mobilização no Centro da cidade, o estrelense demonstrava consciência em relação aos cuidados com a dengue. Dona Marilurdes Álvares Padilha, do Bairro Oriental pegou um panfleto da mão do secretário Schneider e disse não deixar garrafa com água. “Coloco areia nas minhas flores.” 
A comerciante Greice Fritzen recebeu o folheto explicativo pela manhã. “Eu deixei em cima do balcão para as pessoas lerem, é importante a conscientização de todo mundo.” 
O sucateiro Silvério Becker tem na ponta da língua a resposta para bloquear a transmissão da dengue. “Eu não deixo água nem nas tampinhas de garrafas.” 

As medidas são simples e precisam ser feitas: a conscientização é para que as pessoas não deixem no pátio recipientes que acumulem água, como, por exemplo: pratos de vasos de plantas e fechem caixas d água, tonéis e latões.


Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: