Crianças da Paulo Freire compartilham cestos de Páscoa
Alunos da Emei Paulo Freire trocam ninhos. Iniciativa traz à tona sentimento de partilha e generosidade
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulo Freire promoveu nesta quinta-feira (2) uma partilha de ninhos entre alunos e funcionários. Pais elaboraram os ninhos com material reciclados os rechearam de doces e presentes e os enviaram para a escolinha para serem trocados. A iniciativa envolveu alunos do maternal e berçário.
O ambiente descontraído dentro da escolinha serviu ainda mais para fortalecer os laços e ver os pequenos sorrir com os cestos que estavam espalhados pelo ambiente. “O que a gente quer com isso é que os alunos saibam como é bom compartilhar com o colega e não enfatizar apenas receber o presente. Desejamos ressaltar o sentimentos de doação”, salienta a diretora Alessandra Garcia.
No mundo moderno, em que a individualização toma conta de crianças e adultos, a iniciativa tem a finalidade de perpetuar valores essenciais e quebrar o papel-chave do consumismo: a ideia do “eu quero, eu ganho, eu preciso”. Para Alessandra, a ação na escolinha sugere fazer com que as crianças lembrem do outro. Assim, à medida em que as crianças eram chamadas para entregar os seus cestos, elas abraçavam seus coleguinhas: 110 ninhos foram trocados.
Para a professora Sabrina dos Santos o rito simples e cheio de significado estimula a generosidade. “Nós precisamos motivar desde cedo o espírito de solidariedade entre os alunos. Conversamos muito aqui sobre vínculos afetivos.”
Texto e fotos: Andreia Rabaiolli
Nenhum comentário:
Postar um comentário