Deputado Maurício questiona cortes no Pronatec e nos demais programas do governo federal


Deputado Maurício questiona cortes no Pronatec e nos demais programas do governo federal 

No dia em que se vota a redução da maioridade penal, na Câmara, o líder partidário do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Maurício Dziedricki, levou ao plenário, a discussão sobre os cortes que a Educação tem sofrido pelo governo federal. Nesta terça-feira (30), o parlamentar lamentou a diminuição de recursos para programas do setor e manifestou a preocupação sobre os rumos a serem seguidos. “Um país que não investe em educação não pode discutir, com legitimidade, a maioridade penal, pois cada escola que deixamos de construir é um presido a mais”, disse.

Segundo o deputado, a Educação sofreu um corte de R$ 9,5 bilhões no orçamento da União, incluindo a restrição em 66% nas vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No Rio Grande do Sul, o golpe ainda foi maior:94% a menos no número de vagas oferecidas, passando de 4.027, no ano passado, para apenas 250, em 2015. “O Pronatec existe desde 2011 e o PTB gaúcho teve orgulho em participar da Secretaria do Trabalho no governo anterior, contribuindo para o fortalecimento de uma iniciativa que tem grande importância nesta época de crise, quando há a retração da oferta de emprego e da colocação do jovem no mercado de trabalho”, destacou.

Em seu discurso, Dziedricki também falou sobre o reajuste nos juros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), anunciado nesta semana, encarecendo o custo das mensalidades e levando ao cancelamento de matrículas. “Em 2010, graças a articulação do senador petebista Sérgio Zambiasi, a taxa da financiamento passou de 6,5% para 3,4%, um avanço para que os estudantes pudessem ter acesso à universidade privada, e o que vemos é a volta dos índices ao patamar anterior”, alertou. 

De acordo com o deputado, “queremos respostas do governo federal e evitar demissões de professores, falta de assistência e futuras paralisações, pois a educação é a voz da transformação social e a certeza de um novo tempo em nosso País”.

Viviane Dreher - MTE 9845 | PTB - 17:48-30/06/2015 - Foto: Stephanie Gomes

Nenhum comentário: