Prefeitura de Estrela projeta implantar cooperativa de catadores


O Governo de Estrela, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), estuda a implantação de uma cooperativa de catadores de lixo no município. Num primeiro momento o objetivo é conhecer entidades que reúnem estes trabalhadores para, a partir daí, organizar os catadores locais e implantar um projeto de acordo com as características da cidade. Nesta terça-feira (28) o secretário José Itamar Alves e o coordenador do Trabalho da Sedesth, Fabiano Machado, visitaram a Cooperativa Mãos Unidas, da Comunidade Santa Teresinha, em Porto Alegre.

“É um primeiro passo”, diz o secretário José Alves, ressaltando que a proposta de unir os catadores sob a forma de cooperativa trará não somente benefícios econômicos para integrantes, mas acima de tudo vai promover sua reinserção social. A Mãos Unidas, por exemplo, é formada por 26 pessoas, que cumprem uma jornada de 8 horas diárias de trabalho e recebem os materiais para fazer a separação e posterior comercialização. “Esta é uma das formas pelas quais as cooperativas podem atuar. Queremos conhecer vários sistemas para ver o que melhor se adapta à nossa realidade”, reforça Alves.

Junto com o coordenador Fabiano Machado, o secretário visitou também a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), entidade de assistência social que tem como missão promover ações de voluntariado e de solidariedade, apoiando grupos e comunidades organizadas em busca da transformação e justiça social. Esta associação dará apoio na elaboração do projeto da cooperativa e recebeu, dos representantes do Governo do Estrela, o Plano de Saneamento Básico, que entre outros aspectos trata da questão dos resíduos sólidos, do tratamento e destino final do lixo doméstico.

Nenhum comentário: