Bernardo Geisel – o irmão do Presidente Ernesto Geisel


Família Geisel


Bernardo Geisel – o irmão do Presidente 

Bernardo Geisel, engenheiro químico e professor universitário. Segundo dos cinco filhos do casal August Wilhelm Geisel e Lydia Beckmann, o mais velho dos homens. Era irmão do presidente Ernesto Geisel, do general Orlando Geisel, ministro do Exército no governo Médici, e de Henrique Geisel, que morreu no posto de coronel. 

Nascido em 21 de agosto de 1901, em Estrela-RS. Casado com Catarina Notgy Geisel, tendo os filhos Bernardo, e Liane Geisel Schutz. 

Foi o único a não seguir a carreira militar. Homem de princípios rígidos e hábitos severos, trabalhou nos Correios para ajudar a criar os irmãos. Bernardo Geisel morreu no dia 23 de agosto de 1985, aos 84 anos, de derrame cerebral, em Porto Alegre.

Diplomou-se em 1923 como químico industrial na Escola de Engenharia da Ufrgs, onde foi professor de Química Inorgânica, depois viria ser o Patrono do Diretório Acadêmico do Curso de Química da UFRGS. Foi diretor do Instituto de Química, presidente da Associação Brasileira de Química. 

Em 5 de outubro de 1937 foi sócio fundador da Associação dos Químicos do Rio Grande do Sul, criada antes da Associação Brasileira de Química em 1941 no Rio de Janeiro. 

Foi membro do CNPq. Foi fundador, em 1961, da Aços Finos Piratini, além de ter sido secretário de Energia e Comunicações do Rio Grande do Sul de 1964 a 1967. Foi diretor do Instituto Brasileiro de Siderurgia e, como membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear, participou da delegação brasileira à assembléia da ONU.


Saiba Mais:


Geisel – Um Estrelense que nasceu em Bento 

Segundo jornal da época o Presidente da República, Ernesto Geisel é um estrelense que não nasceu em Estrela. Já antes do nascimento de Ernesto, os seus pais moravam em Estrela. A casa era brilhante, uma das maiores da redondeza. Ali o casal esperava o filho. A casa só não foi berço do presidente por ordem do destino.

Mas havia uma viagem a fazer. Uma viagem foi necessária, e o casal Geisel teve que se deslocar para outro município. A esposa estava sentindo dores, o marido não sabia o que fazer, estavam longe de casa, talvez não desse nem tempo de voltar a Estrela. Foi necessário então que ali mesmo, onde estavam, procurassem atendimento médico para a parturiente.

O menino nasceu em Bento Gonçalves. Filho de August Wilhelm Geisel e Lydia Beckmann, seu pai, de nacionalidade alemã, veio da Baviera para o Brasil em 1883 e fixou residência em Novo Paraíso, no município de Estrela. Mas foi em Estrela que o ex-presidente cresceu, brincou, freqüentou a escola tornou-se adulto. Naquela casa cercada de árvores, com uma longa varanda para os dias quentes, foi que acalentou seus sonhos e vislumbrou caminhos do futuro. Talvez, entre seus sonhos não figurasse a hipótese de ser, um dia, Presidente da República de seu País.


Os Irmãos do Presidente Geisel

Henrique, Orlando e Ernesto, três dos cinco irmãos Geisel (os outros eram Bernardo engenheiro-químico e Amália, uma professora), orientaram-se para a carreira militar quase que por falta de alternativas. Todos os três cursaram o Colégio Militar de Porto Alegre e depois seguiram para a Escola de Cadetes de Resende abraçando a carreira das armas. 

Aços Finos Piratini:

A Aços Finos Piratini que foi criada em 1961 por Bernardo Geisel durante mandato do Governador Brizola, só foi inaugurada, no dia 27 de junho de 1973, pelo presidente Médici, governador Triches e com a presença de grande número de autoridades.

Em 1992, a Aços Finos Piratini foi privatiza e passou se chamar Gerdau. Na época houve grande redução de funcionários de 3.000 para 1.300, com a modernização e introdução de máquinas mais sofisticadas.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Foto: Memorial da Aepan-ONG

3 comentários:

Jorge Geisel disse...

Henrique Geisel não morreu no posto de Coronel e sim no de General de Divisão R-1, tendo sido promovido ao passar para a Reserva. Dedicou-se na vida civil ao plantio e defesa do trigo nacional e foi um dos pioneiros do plantio de soja. Costumava dizer, aiknda em 1958, que o soja iria salvar o Btasil...Foi lioder cooperativista e presidiu o nascimento da FECOTRIGO, endo sido também membro conselheiro da FARSUL.

Unknown disse...

Eles não cursaram a escola de cadetes em Resende, e sim na Escola de Realengo, pois a AMAM de Resende ainda não existia.

Unknown disse...

Bernardo Geisel recebeu o título de PROFESSOR EMÉRITO da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. A Associação dos Químicos do Rio Grande do Sul, da qual foi um dos cofundadores, foi precursora da Associação Brasileira de Química, a qual presidiu.
O nome correto da esposa de Bernardo Geisel é Catharina Notgy Geisel.