Società Italiana Fiori Dei Piani - Filó realizado no dia 10 de julho de 2015 em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul


Estrela-RS - Società Italiana Fiori Dei Piani - Filó realizado no dia 10 de julho de 2015 em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul..
Fotos Airton Engster dos Santos

Filó comemora 140 Anos da Imigração Italiana no RS 

A noite de sexta-feira, 10 de julho, foi marcada por muita música, canto, alegria e saborosos petiscos no Filó em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana promovido pela Societá Italiana Fiori Dei Piani de Estrela. 

Realizado, na sede da entidade, o evento contou com a participação de grupos de canto, comes e bebes que foram compartilhados entre todos. Estiveram presentes, lideranças do município, autoridades, convidados e imprensa. 

Filó: 

O filó era a maneira encontrada pelos imigrantes italianos para juntos passarem horas alegres, descontraídas após a jornada de trabalho. 

O terço era suporte de sua fé e os mantinha unidos e lhes dava coragem para amenizar as saudades e as dificuldades. As mulheres teciam os fios de lã ou linho, os homens pregavam os instrumentos de trabalho, os idosos contavam histórias. 

Juntos narravam os acontecimentos e faziam planos. 

Na simplicidade do encontro, mesa farta, cantoria, jogos e vinho. 

É um momento de recordar, refletir, interagir, saboreando a gastronomia típica italiana. Trata-se de uma festa italiana de época, com momentos de alegria, diversão para todas as idades, jogos, cantorias e farta gastronomia.









































Nenhum comentário: