Secretário da Agricultura José Adão Braun na Rádio Studio FM 98.3

José Adão Braun e Airton Engster dos Santos
22 de julho de 2015

Igor Roberto Biber e José Adão Braun

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Participação do secretário da Agricultura José Adão Baun - Quase 250 produtores de Estrela serão beneficiados com sementes de milho pelo sistema-troca, safra 2015/2016. A informação é da Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) e consta do relatório mensal de atividades da pasta, referente ao mês de junho. Conforme o secretário José Adão Braun, foram encomendados 611 sacos de sementes. A previsão é de que a entrega seja feita a partir do mês de agosto.

Entre as atividades realizadas em junho, o secretário destaca a concessão de auxílios a produtores para a execução de serviços de máquina nas propriedades, para licença de operação, aquisição de calcário, transporte de casca de arroz e aquisição de brita. Foram mais de R$ 15 mil, que beneficiam 31 produtores de várias localidades. Em relação aos serviços de máquina, como o transporte de brita, terra e saibro, Braun informa que foram prestados em 97 propriedades. De um total de 114 cargas transportadas, 98 foram gratuitas, como forma de incentivo e de acordo com a legislação de apoio aos produtores. 
Neste mesmo mês, 104 toneladas de calcário foram distribuídas, visando à recuperação de solos. Em 2015, de acordo com o secretário, já foram transportadas 130 cargas – 1.690 toneladas - o que representa um crescimento de quase 80% em relação a 2014, quando foram 73 cargas.

A Secretaria da Agricultura prestou ainda assistência técnica na área animal. Em junho registrou 205 inseminações de bovinos e suínos e 147 atendimentos veterinários (218 animais), além de amochamentos, aplicação de vacina contra a brucelose e colocação de brincos. “É um conjunto de ações e serviços, prestados pela secretaria, que visam o aumento da produtividade, a valorização da atividade rural e a melhoria das condições socioeconômicas dos nossos produtores”, ressalta Braun.

O sábado será de comemorações em Estrela. O Dia do Colono será marcado com um desfile pelas principais ruas do município e culminará com a entrega do Troféu Frontino Caye aos produtores de destaque. A programação está sendo organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria com Emater, Acsurs, Adere e Governo de Estrela.A segunda edição do Dia do Colono promete ser ainda maior.

Produtores se concentram na Avenida dos Estados no sábado pela manhã, a partir das 8h. Caminhões, carros e máquinas agrícolas serão decorados para o desfile que inicia-se às 9h.

O trajeto este ano cruzará pelo Centro da cidade. A largada será na Avenida Rio Branco, passando pela Coronel Müssnich, Venâncio Aires e descendo pela Fernando Abott (rua do Calçadão) até a Bruno Schwertner e Júlio de Castilhos. “Este ano passaremos pelo calçadão, mostrando a todos os lojistas a força do nosso interior”, ressalta o presidente do STR, Rogério Heemann.Em frente ao Parque Princesa do Vale, a carreata receberá a bênção dos padres e pastores das igrejas católica e evangélica do município.

Em caso de chuva o desfile será cancelado, ficando inalterada o restante da programação.No Centro Comunitário Cristo Rei ocorrerá a entrega do troféu para seis categorias: produtor de leite, suinocultor, avicultor, jovem empreendedor rural, aposentado e agroindústria familiar. Uma comissão formada por representantes das entidades promotoras definiu os vencedores.

Nenhum comentário: