Fotos II - Società Italiana Fiori Dei Piani - Filó realizado no dia 10 de julho de 2015 em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul...

Fotos - Società Italiana Fiori Dei Piani - Filó realizado no dia 10 de julho de 2015 em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul...
Fotos - Airton Engster dos Santos

Filó comemora 140 Anos da Imigração Italiana no RS 

A noite de sexta-feira, 10 de julho, foi marcada por muita música, canto, alegria e saborosos petiscos no Filó em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana promovido pela Societá Italiana Fiori Dei Piani de Estrela. 

Realizado, na sede da entidade, o evento contou com a participação de grupos de canto, comes e bebes que foram compartilhados entre todos. Estiveram presentes, lideranças do município, autoridades, convidados e imprensa. 

Filó: 

O filó era a maneira encontrada pelos imigrantes italianos para juntos passarem horas alegres, descontraídas após a jornada de trabalho. 

O terço era suporte de sua fé e os mantinha unidos e lhes dava coragem para amenizar as saudades e as dificuldades. As mulheres teciam os fios de lã ou linho, os homens pregavam os instrumentos de trabalho, os idosos contavam histórias. 

Juntos narravam os acontecimentos e faziam planos. 

Na simplicidade do encontro, mesa farta, cantoria, jogos e vinho. 

É um momento de recordar, refletir, interagir, saboreando a gastronomia típica italiana. Trata-se de uma festa italiana de época, com momentos de alegria, diversão para todas as idades, jogos, cantorias e farta gastronomia.











































Um comentário:

Unknown disse...

Que belo trabalho, Airton! Parabéns!