Estrela-RS - Exposição homenageia os 140 anos da imigração italiana no RS


Uma exposição organizada pelo Memorial Aepan-NG, que pode ser visitada na Prefeitura de Estrela, homenageia os 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Conforme o diretor da entidade, Airton Engster dos Santos, por meio de fotos e registros históricos é apresentado um resgate da imigração no Brasil e no Estado, onde os italianos chegaram no ano de 1875. 

A exposição também apresenta informações sobre a história das famílias de origem italiana no município de Estrela. Embora de colonização predominantemente alemã, há registros de que os primeiros descendentes de italianos chegaram à cidade há mais de 40 anos. As tradições são cultivadas principalmente através do trabalho da Società Italiana Fiori Dei Piani, cuja história também é apresentada na exposição, com diversos registros fotográficos.

A entidade foi fundada em 4 de maio de 1994, com o objetivo de resgatar a cultura e tradições dos imigrantes. Conforme o presidente Darlã Bellini, possui cerca de 370 associados e entre as atividades que realiza estão o tradicional filó, que ocorre nesta sexta-feira (10). A sede, na localidade de Santa Rita, é o local onde ocorrem as programações e eventos sociais, culturais e esportivos promovidos pela sociedade. 

Bellini ressalta que iniciativas como curso de danças típicas e o coral - que conta com 25 integrantes – as quais mantém vivas as tradições dos antepassados. Além disso, três vezes por mês são promovidos eventos de tiro ao prato, com a participação dos associados e de outros clubes de tiro. A gastronomia italiana é outro destaque entre as iniciativas da sociedade, com pelo menos cinco ou seis eventos por ano. 

A exposição permanece na Prefeitura de Estrela até o dia 25 de julho, podendo ser visitada durante o horário de expediente. Depois irá para a Câmara de Vereadores, onde ficará até o dia 6 de agosto. 

Nenhum comentário: