Prefeitura de Estrela autoriza início da segunda etapa da revitalização da escadaria


“Tenho certeza que os ‘barranqueiros’ vão aplaudir mais este grande empreendimento do Governo de Estrela.” A afirmação é de Noeli Finger, que acompanhou, na tarde de terça-feira (21), no Salão Nobre da prefeitura, a assinatura da ordem de início das obras de revitalização da orla da escadaria de acesso ao Rio Taquari, na Rua Arnaldo José Diel. Representando os “barranqueiros”, Noeli diz ver com satisfação a aproximação da comunidade e visitantes de outras cidades junto ao local, o qual acredita que será um dos pontos turísticos de maior visitação do município. 

A ordem de início foi assinada pelo secretário de Cultura e Turismo, Rudimar Hagemann, e pelo representante da Construtora Schmitz Ltda., vencedora da licitação, engenheiro Marco Antônio Bruch. O investimento do município nesta etapa das obras será R$ 142,3 mil, com recursos próprios. Em sua manifestação, o secretário destacou a valorização do local depois da entrega da primeira etapa, tanto pelos estrelenses quanto visitantes de outras cidades. A importância do ponto turístico também foi citada pelo presidente da Câmara, Ernani de Castro, que reafirmou a parceria do Legislativo nos projetos de interesse da comunidade. Já o representante da empresa garantiu a qualidade do trabalho e a entrega dentro do prazo previsto. “É uma honra podermos fazer esta obra”, enfatizou o engenheiro Marco Bruch.

A revitalização do entorno consiste na reconstituição de parte de um prédio, onde serão instalados sanitários e local para informações turísticas; construção de quiosque para alimentação e um deck em estrutura de concreto e piso em madeira (mirante). Será executado também projeto paisagístico, com a implantação de caminhos para a circulação dos visitantes, recuperação da vegetação e espaço com brinquedos para as crianças. O ato contou com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores, historiadores, representantes de entidades e imprensa. 

Para o prefeito Rafael Mallmann, trata-se de mais um passo em direção a revitalização daquele local. "Com a construção da Justiça do Trabalho, a nova sede do Poder Executivo e a obra completa da escadaria, teremos o Centro de Estrela voltando o seu olhar para o Rio Taquari", enfatiza. Mallmann cita o resgate histórico, mas mantém os olhos no futuro. "A escadaria já é um ponto de atração turística e quem ganha com isso é toda a comunidade", finaliza.

Nenhum comentário: