AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar finaliza a etapa de visitação aos municípios com público superior a 87 mil pessoas


AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar finaliza a etapa de visitação aos 
municípios com público superior a 87 mil pessoas

Projeto educativo segue com a seleção “Mobilização para uma escola sustentável”. 
Instituições têm até novembro para inscreverem suas propostas.

A AES Sul finalizou na sexta-feira, dia 10, a primeira etapa do segundo ciclo de seu projeto educativo voltado à sustentabilidade: o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar. A iniciativa itinerante fez sua última parada no município de Dilermando de Aguiar, totalizando 337 apresentações do espetáculo teatral “Gaia, uma jornada sobre a Terra” e dos Territórios, assim chamados os espaços com experimentos científicos e jogos sobre os temas energia, segurança, água, resíduos e mobilidade. De maio de 2014 a julho de 2015, 79 cidades da área de abrangência da concessionária de energia elétrica receberam o projeto destinado à rede pública de ensino. Dentre alunos e professores, 87.078 pessoas participaram das atividades em diferentes regiões do estado. Somadas as 117.865 pessoas que vivenciaram as iniciativa no primeiro ciclo, desenvolvido em 2012, são 204.943 estudantes e educadores gaúchos inseridos à temática ambiental. 

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhado à Plataforma de Sustentabilidade da empresa, o projeto gratuito levou educação para a sustentabilidade para a comunidade escolar, ciente de que educar é o primeiro passo para transformar a realidade. “A educação tem se mostrado o melhor caminho para promover mudanças duradouras de atitudes e comportamentos. A AES Sul finaliza a etapa de visitação aos municípios neste ciclo do projeto com a certeza de que contribuiu para formação da consciência ambiental de 80 mil estudantes e para a ampliação da percepção ambiental de mais de 7 mil educadores de 79 municípios gaúchos. É o nosso melhor investimento, pois são ensinamentos para a vida toda. A partir de agora, nosso foco é a seleção "Mobilização para uma escola sustentável", que irá premiar as duas melhores propostas enviadas pelas instituições", destaca Paula Fagundes de Lima, Gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da AES Sul.

Mobilização para uma escola sustentável: Até o dia 3 de novembro, o AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar recebe propostas de escolas que buscam desenvolver projetos de sustentabilidade em suas instituições. Duas escolas serão premiadas com recursos financeiros para a materialização dos projetos. O edital e as informações detalhadas se encontram no sitewww.aessulnacomunidade.com.br.

O investimento realizado nos dois ciclos do AES Sul na Comunidade soma R$ 11,5 milhões. E a AES Sul continuará investindo em educação para a sustentabilidade. Já se encontra em fase de aprovação na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – o 3º ciclo do projeto, com uma nova roupagem, previsão de execução de 2 anos e abrangência nos 118 municípios da área de concessão da empresa.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. Dentre eles, o projeto que atendeu as comunidades de baixo poder aquisitivo, denominado “Transformação de Consumidores em Clientes”, com a substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras por equipamentos mais eficientes, e a instalação de coletores solares; o “Recicle Mais, Pague Menos”, que objetiva a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia, sendo a primeira distribuidora do sul do país a implementar este modelo de projeto; e, também, o AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, que envolve ações nas escolas, utilizando ferramentas lúdicas na abordagem dos conceitos de sustentabilidade.

Sobre a AES Sul - Distribui energia elétrica para 118 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Fotos: Divulgação / AES Sul na Comunidade
Michelle Pereira

Nenhum comentário: