Fatos e Feitos em Estrela-RS - 1° de abril


Fatos e Feitos em Estrela-RS

Fatos e feitos em Estrela-RS 

Airton Engster dos Santos 



Desde que o Jornal O Informativo do Vale noticiou um possível aumento nos proventos de Vereadores, Secretários, Vice-Prefeito e Prefeito, na ordem de 37% a partir do ano de 2013, foram colocados em postes, praças, paradas de ônibus e até na Câmara de Vereadores de Estrela-RS, cartazes sem identificação de procedência, demonstrando indignação com o aumento dos políticos a partir do ano que vem. 

Após um ano de criação do Centauros Rugby Clube, de Estrela, seu primeiro atleta participará de uma seletiva para a Seleção Brasileira, na categoria M-18, para atletas com idade inferior a 18 anos. Nicolas Valer Horn embarca para São José dos Campos para se apresentar a Confederação Brasileira de Rugby.

Ilson Carlos Krombauer (Shilin) comemorou com fogos de artifício a demolição de um prédio para melhoria do trânsito no bairro Boa União em Estrela-RS. Distribuiu comes e bebes aos funcionários responsáveis pelos trabalhos no local, que são realizados pela Prefeitura Municipal de Estrela-RS.

A palestra da advogada e ex-desembargadora do TJ-RS, Maria Berenice Dias, encerrou o ciclo de eventos do VI MultiMulher, que foi promovido em Estrela-RS no mês de março, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. 

O STR Estrela-RS convoca os membros do Conselho Fiscal para a reunião mensal que será realizada no dia 04 de Abril, quarta-feira, com início às 13:30 horas na sala de reuniões do STR. Pede-se também a presença de Pedro Reinaldo Lenhard. 

O tema proposto para a primeira edição do Café Filosófico, realizado dia 28 de março, em parceria entre Secultur, Faculdade La Salle e Café com Prosa, foi Mulher e Psicanálise. 
O mediador, psicólogo Cristiano Dal Forno, introduziu o bate papo explanando que as mulheres estiveram presentes desde os primórdios da psicanálise, quando Freud fez seus primeiros estudos sobre a Histeria. 

Ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, a final do citadino de futebol sete 2012. A equipe do “Sokanelas” venceu por 2 X 1 a equipe dos “Os Selecionados” e sagrou-se campeã. 

Iniciou mais um Campeonato de Futebol Amador em Estrela-RS, no qual o seu presidente, Ilson Carlos Krombauer está se despedindo depois de 45 anos atuando como atleta e dirigente. Primeira rodada ocorreu domingo dia 1° de abril. 

Em sessão solene realizada  na Câmara Vereadores, o Deputado Federal pelo PT, Paulo Roberto Pimenta, foi homenageado com o recebimento do título de Cidadão Estrelense.  De autoria do vereador Marco Aurélio Wermann, o projeto de lei teve apoio de todos edis. 

Um cemitério que, por décadas, foi ignorado pela história agora emerge como um segredo que intriga a equipe de Secretaria e Cultura (Secultur), de Estrela. No início do século XVIII, os primeiros mortos começaram a ser enterrados na localidade de Chá-da-Índia, interior do município. A colonização da região evidenciou o trabalho de alemães e portugueses. E muitos dos que morreram foram sepultados de uma forma intrigante: os alemães de um lado e os lusitanos de outro. Matéria do Jornal Informativo do Vale. 

Histórias da Nossa História: 

1871 - Foi liberado verbas para confecção de duas pontes, uma sob o Arroio Estrela e outra sob o arroio Sampaio. 

1872 - O Padre Geral da Companhia de Jesus em Roma concede licença para que os Jesuítas aceitem a Paróquia a ser criada em Estrela. 

1873 - Criada a Freguesia de Santo Antônio de Estrela e toma posse o primeiro vigário da Paróquia, Padre Francisco Schleipen.


Nenhum comentário: