Notícias Vale do Taquari - 23 de março




Em Capitão a equipe do Centro de Saúde realiza no dia 27, terça-feira, uma reunião interna para discutir assuntos gerais. O encontro ocorre às 16 horas e a partir deste horário, não haverá atendimento ao público.
      
O novo Centro Administrativo de Santa Clara do Sul será inaugurado hoje, às 18 horas e 30 minutos.
       
Hoje pela manhã aconteceu em Lajeado, em frente a Casa de Cultura, a cerimônia de Juramento à Bandeira, de 200 jovens da classe de 1993, dispensados do Serviço Militar.
       
Novas manifestações  estão sendo preparadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, para a próxima semana em Porto Alegre. Ocoordenador estadual do movimento, Plínio Simas, revela que os produtores precisam de uma resposta, em relação aos pleitos encaminhados ao governo do Estado.  A manifestação está programada para acontecer de 27 a 29 de março.  

Deputados da oposição protocolaram requerimento à presidente da Comissão de Finanças, da Assembléia Legislativa, Maria Helena Sartori (PMDB), pedindo uma audiência pública para debater o piso do magistério. O documento solicita a presença do ministro Aloizio Mercadante e do senador Cristovam Buarque (PDT), no debate.

A Secretaria da Agricultura de Encantado realiza quarta-feira, dia 28, às 14 horas, no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo, o lançamento dos Jogos Rurais 2012, com a apresentação do regulamento aos representantes das comunidades. A competição ocorre no dia 26 de maio, na Barra do Coqueiro.
       
A administração municipal de Teutônia programou cinco feiras de peixe vivo, em  locais diferentes, entre 25 de março e 05 de abril. São peixes criados em açudes de propriedades rurais de Teutônia, com orientação da Emater.  
        
A Amturvales está participando da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey – Rio Pardo, com estande no espaço “Caminhos Regionais do Turismo Rural”. A entidade aproveita o evento para divulgar os roteiros turísticos estruturados no Vale do Taquari. 

A equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar os exames que poderiam ser feitos hoje, em São Paulo, para avaliar se houve remissão completa do câncer na laringe. Antes de realizar o procedimento, os médicos preferem esperar a total recuperação da inflamação na garganta do ex-presidente. O tratamento contra o câncer terminou em fevereiro.

Iniciada nesta semana a terraplanagem na área onde será construído o Centro Esportivo Navegantes. O projeto prevê a construção de um campo de futebol, estacionamento, pistas de saltos olímpicos, vestiários, arquibancadas, uma sala para desenvolvimento de projeto social e oficinas além de uma horta comunitária.
       
No próximo domingo,  a equipe Sem Limites de Carrinho de Rolimã, de Encantado estará em Soledade, participando de competição. Eles aproveitam a oportunidade para divulgar o evento programado para 15 de abril, quando acontece a 2ª edição da “Descida da Lagoa da Garibaldi”.
       
Cerca de 700 produtores de suínos integrados da Doux Frangosul no Estado receberam os valores atrasados até janeiro deste ano. O saldo foi pago no dia 15, cumprindo acordo firmado no começo do mês com a empresa. O débito de fevereiro será quitado até o dia 31. A partir de abril, os repasses entrariam na normalidade de períodos pré-crise, anteriores a 2008. Os pagamentos teriam sido assumidos pela Brasil Foods (BRF), dentro de uma gestão compartilhada com a Doux, segundo fontes de produtores e da Acsurs, mas as empresas negam o acordo. 
        
Na tarde de ontem, o juiz da 1ª Vara Criminal de Lajeado, Dr. Rodrigo de Azevedo Bortoli, visitou a Câmara de Vereadores de Lajeado e foi recebido pelo presidente  Rui Olíbio Reinke (PSDB), “Adriel”. Na pauta,  a estrutura carcerária na cidade sendo acertado que uma comissão de vereadores agendará uma visita ao presídio regional para conhecer as demandas. Para posteriormente poder auxiliar na busca por recursos para a construção de uma nova Casa Prisional.
       
Os vereadores de Arroio do Meio estão sendo cobrados pelas empresas que normalmente participam do pregão presencial da Prefeitura, para compra de merenda escolar. Uma grande empresa estaria participando oferecendo produtos a preços baixos, porém falhando na qualidade e nos prazos, deixando as escolas desabastecidas.
           
O PMDB de Lajeado que sonhava com uma grande aliança política  para chegar ao poder, sofreu uma derrota nesta semana com a formatação da coligação PT-PDT, com Luis Fernando Schmidt, do Partido dos Trabalhadores, como candidato a prefeito, devendo o PDT indicar o vice. Ontem, Vilson Jaques Filho da executiva do PMDB, descartou qualquer possibilidade de aliança com petistas e pedetistas.
       
O Setor de Tributação da Prefeitura de Travesseiro alerta os agricultores que encerra na sexta-feira, dia 30, o período de levantamento dos talões de produtor. O agricultor deve ir até prefeitura com os talões, notas e contra notas de 2011. Os agricultores que trabalham com as empresas integradoras devem também apresentar as notas de fechamento de lotes.

Os moradores do Bairro Porto XV recebem neste sábado, dia 24, o projeto Saúde na Comunidade. Durante toda a manhã, a Secretaria da Saúde e Meio Ambiente oferecerá diversos exames gratuitos como verificação da pressão arterial, teste de glicose, pré-câncer, avaliação nutricional e de saúde bucal, no salão comunitário. Haverá também confecção e entrega do Cartão SUS.

A administração municipal de Encantado realizará dia 26 de maio a quinta edição dos Jogos Rurais, na Barra do Coqueiro. Será um dia de confraternização, esportes e lazer. A Secretaria Municipal da Agricultura informa aos representantes das comunidades que no dia 28 de março, às 14 horas, haverá reunião para lançamento do evento com entrega do regulamento e fichas de inscrições, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo.

A escolha da nova corte de Soberanas da Terceira Idade de Capitão está marcada para o dia 30 de março. Na passarela, estarão quatro candidatas representando os Grupos de Convivência Vitória (Marinheira), Juventude do Passado (São Luiz), Vida e Esperança (sede) e Alegria de Viver (São Jacó), que receberão as faixas da atual corte. O evento acontece no Sete de Setembro com início às 13 horas e 30 minutos, e, será aberto ao público.

Custeadas por empresas fornecedoras de equipamentos para a irrigação de lavouras, 40 agricultores da região de Doutor Ricardo, Anta Gorda, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo, viajaram para região de São José do Cedro – Santa Catarina. Foram visitadas propriedades com pastagens irrigadas, com 15 vacas por hectare, número acima da média, em relação a bacia leiteira da região alta do Vale. O objetivo é buscar tecnologia para aumentar a capacidade produtiva nas propriedades da região.
        
Em Cruzeiro do Sul, a coleta anual de embalagens de agrotóxicos ocorre na próxima segunda-feira. Serão feitos dois roteiros pelo interior do município.

A posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado ocorre hoje, às 20 horas, na sede da entidade. Assume o comando da ACIL, o empresário Ronaldo Zarpelon, em substituição a Valmor Scapini.
       
As inscrições para o concurso público promovido pela administração municipal de Encantado se encerram na próxima segunda-feira, dia 26. O edital com as informações está disponível no site encantado-rs.com.br. Os candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado realiza domingo, dia 25, em Jacarezinho, almoço de confraternização, pelos 50 anos da entidade. As fichas podem ser adquiridas com os líderes comunitários ou na sede do STR.

A administração municipal de Putinga encerra hoje o período de inscrições para o concurso público, com objetivo do preenchimento de vagas em diversos cargos. Maiores informações podem ser obtidas no site da Prefeitura.
       
Neste final de semana Teutônia recebe o Museu sobre Rodas, para o 7º Encontro Nacional de Veículos Antigos. O evento acontece no Centro Administrativo. O ingresso custará 4 reais.
        

Nenhum comentário: