Estrela-RS - Tratamento de esgoto deve ser a prioridade


Tratamento de esgoto deve ser a prioridade para os próximos 30 anos


ESTRELA – O Prognóstico do Plano Municipal de Saneamento, apresentado em Audiência Pública, na última quinta-feira, dia 22, pela Prefeitura, revelou que o tratamento de esgoto deve ser a prioridade para os próximos 30 anos, com isso 95% do esgoto deve ser tratado neste período.

O estudo ainda prevê metas para as três décadas em quatro linhas: água, resíduos sólidos, drenagem urbana e esgoto. Hoje a cidade trata 4% do esgoto, através de seis Estações Compactas de Tratamento de Esgoto, atendendo os bairros Centro, Cristo Rei, Auxiliadora, Marmitt 1 e 2.

A distribuição de água no município também foi outro assunto apontado no encontro, revelando que a área urbana possui 16 poços artesianos profundos, sendo abastecido pelo Aquífero Guarani. O diagnóstico prevê um estudo do manancial para verificar se ele suportará a demanda da população daqui a 30 anos, verificando também os níveis dos poços existentes. Um dos problemas apontados é a existência de canos velhos na rede de abastecimento, que tem hoje 30.307 metros, eles devem ser substituídos por canos de PVC.


Em seu discurso de abertura do encontro, o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, enfatizou que o Plano de Saneamento deve ser uma responsabilidade de todos e que os próximos gestores públicos tem a grande responsabilidade de executar as metas previstas. “A população deve ser o grande agente fiscalizados dessas metas, para garantir o futuro das próximas gerações e a conservação do nosso meio ambiente”, ressaltou.

TEXTO E FOTO: JOSUÉ GARCIA

Nenhum comentário: