Vereadores de Estrela-RS - 20 de março


Vereadores de Estrela-RS

Vereador Gilberto Fensterseifer (PP): Cumprimentou à todos. Disse que domingo ocorre a festa anual da Linha São José, com a comemoração dos 50 anos da construção da Igreja daquela localidade. No entanto, disse que está preocupado com os roubos que estão ocorrendo no interior. Pediu qual a solução. Disse que a BM foi avisada e pede que façam a ronda na localidade. Disse que proprietário do interior está com o aviário parado após recusar criar para a Doux Frangosul. Lembra que, com isso, além dos proprietários que investiram alto, também o município está perdendo com o não recolhimento dos impostos. Disse que prefeituras de outras cidades estão vindo comprar as camas aviárias e levando seu o custo do frete para seus produtores. Disse que o município de Estrela deveria subsidiar as camas de aviários para servirem de adubo nas propriedades, aumentando assim a produtividade da terra. Sobre o seguro agrícola, lamentou que o agricultor contemplado é impedido de colher as sobras.

Vereador Juarez Fülber (PPS): Cumprimentou à todos. Parabenizou a secretária Belkis por ser a primeira secretária dessa pasta. Disse que hoje é dia do artesão. Parabenizou à todos que trabalham com artesanato no município. Disse que fizeram visita à empresa ProsBier, que fabrica cerveja. Disse que a empresa está buscando um espaço dentro do complexo da antiga AmBev e que tem grandes chances de lograr êxito nessa empreitada. Disse que participou de curso no IGAN e que há muitas regras a serem seguidas na próxima eleição. Disse que está disposto a emprestar material didático para todo futuro candidato. Disse que com parceria com a Corsan foi possível recapear boa parte da Geraldo Pereira, com R$ 250 mil do Estado.

Vereador Marco Aurélio Wermann (PT): Cumprimentou à todos. Disse que ajudou as atendentes de creche a protocolarem pedido de igualdade de horários. Lembrou o lançamento do edital para construção da Emei do Bairro Pinheiros. Disse que a abertura do edital será no dia 16 de abril. Ressaltou a busca do recurso para a escadaria dos deputados Marco Maia e Paulo Pimenta. Falou sobre calçamento no Bairro Pinheiros, que retirou placa de sinalização e que há mais de dois meses está escorado no muro de um morador. Disse que recebeu ligação do comando da BM como o resultado já da audiência com Secretaria de Segurança. Sobre as câmeras de segurança, disse que há responsáveis no Estado tanto na questão legal quanto financeira e que marcará nova audiência para discutir o assunto junto com CDL. Disse que na próxima quinta-feira estará em contato com Promotor para dar continuidadeao processo de transporte escolar no meio rural.

Vereador Aloísio Leo Mallmann (PSD): Cumprimentou à todos. Parabenizou o trabalho do Multimulher caracterizando como positiva a palestra destinada aos homens. Disse que a AES Sul fez a substituição de postes na Geraldo Pereira evitando assim transtornos no futuro. Disse que a Geraldo Pereira recebeu o recapeamento de parte da via com parceria entre Corsan e Prefeitura. Parabenizou os moradores que protestaram no Bairro Boa União. Disse que a causa é justa e que os moradores merecem o respaldo. Disse que no dia 13, no Estrela Palace Hotel, foi criada a Cacis (Câmara de Comércio e Indústria de Estrela), unindo a Acie e CDL. Disse que a união trará melhorias no processo tanto para as pessoas que trabalham nessas áreas quanto ao desenvolvimento do município. Parabenizou Henrique Purper, que agora preside a Cacis. Falou sobre o evento da Igreja Católica que reuniu cerca de 5 mil fiéis no final de semana, em evento da Diocese de Montenegro. Disse que hoje é um dos melhores espaços com estrutura de toda Diocese.

Vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB): Cumprimentou à todos. Falou sobre a audiência com o secretário de Segurança do Estado. Disse que, com a participação dos deputados Luis Fernando Schmidt e Gilberto Sossella, além de Acie, CDL e moradores do Boa União levou reivindicações de aumento de efetivo e aumento de unidade do IGP no Vale do Taquari. Disse que foram abertos processos para atender essas necessidades. Disse que foi garantido uma viatura para o Bairro Boa União pela parte da manhã e, à tarde, o monitoramento a pé. Agradeceu os presidentes da AVAT e da AMVAT, que colocaram as entidades à disposição desta bandeira. Disse que, seja no interior ou nos bairros, a maior reclamação é quanto aos calçamentos. Disse que com o fluxo de caminhões nas estradas, é cada vez mais necessária a pavimentação das ruas. Falou que há obras em que foi aprovada a parceria do calçamento comunitário e até agora não saíram.

Nenhum comentário: