Expovale - Uma história que começou em 1982


Expovale 2010

Uma história que começou em 1982

A exitosa trajetória da Expovale começou em setembro de 1982, a partir de uma conversa entre o secretário de obras Elir Bohrer, o prefeito Darci Corbellini e o médico veterinário Rogério Oliveira. Na ocasião, discutiam a possibilidade de realização de uma exposição no Parque do Imigrante. A conversa evoluiu e no mês de outubro de 1983, entre 9 e 17, 27 expositores de animais de oito municípios lotaram com caprinos e gado leiteiro o local previamente escolhido.

A feira abrigava pequenos agricultores que mostravam o potencial ainda rural de um município em expansão. Lajeado cresceu, e com ele, a Expovale. São poucos os registros desde a primeira exposição, no entanto, prefeitos como Bruno Born e Dalton de Bem Stumpf viam no Parque do Imigrante um potencial latente a ser explorado e fizeram investimentos maciços no local, que mais tarde chegaria a abrigar públicos superiores a cem mil pessoas. Essa determinação foi mantida pelos prefeitos Erni Petry, Leopoldo Feldens e Cláudio Schumacher, que continuaram o processo de evolução, agregando melhorias ao parque e ampliando os horizontes do evento.

A Expovale, que era administrada pela prefeitura, realizava-se junto com o famoso Rodeio Crioulo, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Bento Gonçalves. Mais tarde, o rodeio passou a ser realizado separadamente. Em 1988, a organização e a projeção do evento ganharam um novo vigor com a entrada da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), como co-promotora.

A Expovale vem sempre apresentando, a cada dois anos de sua realização, um crescimento gradual, assegurando-se como um referencial para o lançamento de novos produtos, inovações tecnológicas e fechamento de negócios, assumindo a característica de multifeira, com o objetivo de projetar e fortalecer a economia do Vale do Taquari.

O sucesso crescente do evento tem comprovado a sua importância para a região. A edição de 2004 reuniu 170 mil visitantes. Em 2006, foram 176 mil; e em 2008, 198 mil.

Essa evolução continuou em 2010, alcançando a expectativa de 200 mil visitantes. Foram 400 expositores e mais de R$ 45 milhões gerados em negócios, somando mais uma edição de êxito e objetivos alcançados.

Fonte: site Oficial ExpoVale 2012

Nenhum comentário: