Vale do Taquari conhece proposta de implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Lajeado




Alunos de Lajeado, Arroio do Meio e Progresso participaram de uma das reuniões

Rafael Scheeren Grün

Com o objetivode apresentar de forma clara a proposta do campus do Instituto Federal (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio-grandense em Lajeado, membros da comissão de implantação de novos campi da autarquia estiveram no município nesta segunda-feira (19), para sanar as dúvidas de diferentes setores e segmentos da sociedade. As reuniões foram realizadas em horários diferentes no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado, no intuito de atender aos diferentes públicos. Pela manhã, o encontro foi realizado envolvendo vereadores, membros do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), prefeitos, secretários municipais e membros da comissão que pleiteou o IF para Lajeado. Já à tarde, ocorreram duas reuniões, tendo a primeira a participação de estudantes dos municípios de Lajeado, Arroio do Meio e Progresso, e a segunda envolvendo diretores de escolas da região e também das secretarias de Educação. À noite, o encontro foi realizado com representações dos trabalhadores.

De acordo com a estimativa de um dos membros da comissão de implantação de novos campi do IF, Renato Meireles, na perspectiva dos cinco anos iniciais em que estiver funcionando, o campus de Lajeado estará atendendo cerca de 1.200 alunos do Vale do Taquari. Cerca de 60 docentes atuarão no campus, que deverá ter ainda 45 servidores técnico-administrativos. No que tange à infraestrutura para construção do campus, bem como para aquisição de equipamentos, serão destinados R$ 10 milhões, frisa Meireles. Nesta terça-feira (20), outro encontro será realizado para apresentar a proposta do campus Lajeado do IF. Destinada aos representantes dos empresários, a reunião será realizada no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado, com início às 8h.

Cursos
A serem definidos após uma ampla discussão por meio de audiências públicas, os cursos a serem oferecidos na unidade de Lajeado do IF deverão ser enquadrados de acordo com um, ou mais, dos seguintes 12 eixos tecnológicos: Ambiente, saúde e segurança; Apoio Educacional; Controle e Processos Industriais; Gestão de Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Militar; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial e Recursos Naturais. Segundo Meireles, serão oferecidos prioritariamente cursos técnicos de forma integrada, ou seja, apenas para os alunos que já tenham concluído o Ensino Fundamental. Dessa forma, ao longo de quatro anos, os alunos passariam a se capacitar tanto em nível técnico quanto no Ensino Médio. 

Entretanto, ele não descarta a possibilidade de serem oferecidos cursos de forma subsequente, quando os alunos já tiverem concluído o Ensino Médio. Além disso, deverão ser oferecidos cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, bem como educação de nível superior. Nesta área, poderão ser oferecidos cursos superiores de tecnologia, de licenciatura, bacharelado e engenharia, pós-graduação lato senso de aperfeiçoamento e especialização, bem como cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado. “Não será cobrada sequer taxa de inscrição dos alunos. Tudo será gratuito. Aliás, se necessários, serão oferecidos auxílios transporte, alimentação e moradia aos alunos”, salientou Meireles.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário: