Expovale 2012 - Pontos Turísticos



LAJEADO

Parque Histórico de Lajeado

Local onde foram instalados, em dimensões originais, vários prédios antigos do tipo "enxaimel", uma característica das habitações dos primeiros colonizadores alemães do município. O conjunto arquitetônico do Parque Histórico forma uma autêntica "aldeia-museu", com escola, salão de baile, ferraria, moinho e todos os demais prédios que formavam uma "colônia" dos tempos dos pioneiros.

No prédio destinado ao Museu do Livro Antigo será oferecido acesso a um verdadeiro acervo histórico (documentos, livros, retratos), que servirá de fonte de pesquisa regional, nacional e internacional. Além de seu valor histórico-cultural, este é um local destinado à realização de eventos de lazer e gastronomia. O Parque está localizado ao lado do Parque do Imigrante e foi inaugurado no dia 08/11/2002. Fone: (51) 3982 1252.

Rio Taquari

Lajeado situa-se à direita do rio Taquari, o mais importante da região, sendo navegável durante todo o ano. O Taquari abastece toda a cidade, com exceção de alguns bairros que possuem poços artesianos. O maior evento realizado no rio é o Campeonato de Motonáutica, reunindo mais de 10 mil pessoas. No local também é oferecido o passeio com barco turístico.


Jardim Botânico

Lajeado possui um dos quatro Jardins Botânicos do Rio Grande do Sul. Neste local encontra-se um parque de preservação ambiental e cultivo de plantas, com uma área de 25 hectares destinada à atividades de preservação, pesquisa científica, educação ambiental e lazer. Além da estrutura básica, oferece passeios por trilhas ecológicas, que proporcionam um contato direto com a natureza, integrando a flora e a fauna. End. Bairro Moinhos D'Água, estrada geral que liga Lajeado a Santa Clara do Sul - Fone: (51) 3982-1107.

Praça da Matriz

Situada no centro da cidade, em frente à Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla e à Casa de Cultura. Destaca-se por sua localização e arborização. Possui área de lazer infantil, bancos para descanso, coreto para apresentações artísticas e vários monumentos históricos.


Torre e Igreja Evangélica

Símbolo de Lajeado, a torre histórica, com características neo-góticas e 27 metros de altura, foi inaugurada em 12/02/1928 e, hoje, encontra-se ao lado da Igreja Moderna, no centro da cidade. No interior da igreja destaca-se a imagem de Cristo Crucificado, esculpida em madeira. End. Rua Alberto Torres, esquina com a Rua Júlio de Castilhos - Centro - Fone: (51) 3714-1825.

Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla

Destaca-se pela sua beleza interior, onde se encontram 36 anjos adoradores, 6 lustres suspensos, imagens em gesso, bancos de madeira e espaço para cerca de 860 fiéis sentados. Além disso, possui uma torre de 65,60 metros, acompanhada de duas menores e de três sinos altamente sintonizados. No seu exterior há um relógio que pode ser visto de quase todos os pontos do centro da cidade. End. Rua Bento Gonçalves, 357 - Centro - Fone: (51) 3714-1080.

Museu Histórico Bruno Born

O museu retrata toda a história de nossa cultura e vivência da comunidade. Está dividido em três salas localizadas na Casa de Cultura: Sala da Família, Sala do Trabalho e Sala da Escola. End. Rua Borges de Medeiros, 285 - Centro - Fone: (51) 3982-1081.




Casa de Cultura

O prédio foi inaugurado em 20 de agosto de 1900, onde funcionava a Prefeitura Municipal. Em 1984 o prédio foi tombado e passou oficialmente a se chamar Casa de Cultura. Atualmente, funcionam no prédio a Secretaria de Cultura e Turismo e o Museu Municipal Bruno Born. End. Rua Borges de Medeiros, 285 - Centro - Fone: (51) 3982-1081.


Arquivo Histórico Municipal

Funciona no mesmo prédio da Biblioteca Pública Municipal, onde se encontram vários documentos, fotos e mapas antigos da cidade. São fontes primárias de pesquisa sobre os mais diversos assuntos, servindo para estudos de alunos, historiadores, antropólogos, sociólogos e público em geral. End. Rua Júlio de Castilhos, 411 - Centro - Fone: (51) 3982-1087.

Secretaria de Cultura e Turismo

Rua Borges de Medeiros, 285
Fone/Fax: (51) 3982-1081
E-mail: cultura@lajeado-rs.com.br

Central de Informações Turísticas do Vale do Taquari - AMTURVALES

BR 386 - Km 346
Fone/Fax: (51) 3748-1363
E-mail: turismo@bewnet.com.br

ROTAS TURÍSTICAS

Rota Germânica

Primeira rota turística oficial no Vale do Taquari, a Rota Germânica possui 13 pontos de visitação. Nesses locais pode-se conhecer um pouco mais da cultura germânica, através das tradições que ainda hoje são cultivadas, como é o caso do sapato-de-pau, símbolo do município, do empreendimento Matinho, local para desfrutar da gastronomia típica germânica. Também fazem parte da Rota Germânica o engenho Quatro Ventos, o Teuto Brick, o Antick Haus Bergmann, o Pesque-pague Stahlhöffer, Harmonia das Rosas, Sítio Soll Cogumello, Artesanato e Floricultura Musskopf, Vividiana Pedras, Bella Luna Aromas, Lagoa da Harmonia, além do Centro Administrativo e Museu Henrique Üebel.
A partir de 2009, por iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, a Rota passou a ser regionalizada, com a participação do município de Westfália, o qual conta com mais três pontos de visitação, o Centro Administrativo municipal, a Igreja Evangélica Sião e o Paraíso Paissandu.
Além das belezas naturais, do cultivo das tradições germânicas, da cultura rica e variada, Teutônia é uma cidade hospitaleira, pronta para receber seus visitantes.

Delícias da Colônia

- O Roteiro Delícias da Colônia oferece um tour pela cidade de Estrela, com passagem pelos principais pontos históricos. Inclui também uma visita à COOPEDRAS, que industrializa e comercializa pedras preciosas. Ainda há a opção de uma visita ao Recanto do Avestruz, onde é possível observar a criação desta ave, apreciar o artesanato e também degustar os produtos derivados (visitas apenas com agendamento).
- No Alambique Berwanger, é oportunizado o acompanhamento do processo de destilação da cachaça, vivenciando as instalações e o ambiente colonial, com degustação numa casa centenária em estilo enxaimel. Para o almoço, o roteiro oferece restaurantes com cardápios variados e deliciosos. Já para a sobremesa, deliciosos chocolates produzidos de forma artesanal por Sirlei Chocolates. O grande diferencial e o atrativo desta empresa, estão na qualidade dos produtos e na originalidade das embalagens.
- Em seguida, visita a Colinas, conhecida como Cidade Jardim, com parada na Casa do Artesanato e Produtos Coloniais, na antiga Estação de Trem. Com reserva prévia, os visitantes poderão saborear um delicioso Café da Colônia e adquirir produtos coloniais.
- No município de Imigrantes, além de oferecer visita ao Cactário Horst, maior da América Latina, o roteiro oferece também uma visita ao Convento São Boaventura. Este Convento, construído na década de 40, todo em pedra grês, acolhe excursões e hospeda grupos de pessoas para reuniões, cursos e retiros, oferecendo refeições e uma bela paisagem a todos que procuram paz e tranqüilidade.

- Tudo isso num passeio agradável, recheado de belas paisagens e muita hospitalidade.

Caminho dos Moinhos

Os moinhos do Vale do Taquari são admiráveis registros da imigração italiana no começo do século passado. Engenhosas construções de madeira, cheias de poesia, sofisticação técnica, lições de arquitetura: testemunhos do trabalho humano. Para as famílias recém-chegadas, estes moinhos significavam a conquista de uma vida auto-sustentável, com o pão e a massa como base culinária e econômica.
O leite, a uva e o milho que garantiram no passado à sobrevivência dos imigrantes, razão especial da existência de muitos moinhos coloniais, ainda conservados e atuantes. Uma raridade em processo de extinção! Obras que, resistindo ao tempo, integram um dos maiores conjuntos arquitetônicos existentes no sul do Brasil, razão pela qual, um grande projeto o transformou na rota turística dos moinhos denominada Caminho dos Moinhos, integrando além do moinho Colognese de Ilópolis, já concluído, os moinhos Vicenzi de Anta Gorda, Moinho Marca de Putinga e os Moinhos Fachinetto e Castaman de Arvorezinha, estes ainda em fase de restauração.
Em Ilópolis, juntamente ao moinho Colognese, a rota apresenta o Museu do Pão e a Escola de Panificação, projeto este que já atraiu turistas de diversas partes do país e até do mundo, seguidamente referenciado pela magnitude arquitetônica e cultural.
O roteiro turístico e cultural dos moinhos leva o visitante a uma região de belíssimas paisagens: suaves vales e montanhas, rios e regatos, cachoeiras e lagos, densas matas de araucária, grutas, arquitetura rural dos imigrantes e um povo acolhedor.
MAIS INFORMAÇÕES
Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari
(51) 3774-1304 | www.caminhodosmoinhos.com.br

Rota da Erva-Mate

A Rota da Erva-Mate contempla um conjunto de atrativos num raio de 60 km de distância. Nesse caminho, o turista irá presenciar paisagens inesquecíveis! Tudo isso aliado à hospitalidade dos habitantes e muito chimarrão, extraído dos melhores ervais do sul do Brasil.
A Rota da Erva-Mate é um produto turístico que tem como objetivo valorizar os patrimônios culturais e naturais de oito municípios da Região Turística do Vale do Taquari. A principal temática é a ERVA-MATE, um dos principais símbolos culturais do Rio Grande do Sul, possuindo relevada importância econômica para a região.
A Rota da Erva-Mate também valoriza e integra outras manifestações culturais significativas, encontradas nas comunidades envolvidas, como a cultura italiana, sendo representada pela gastronomia, arquitetura, elementos religiosos e as festas típicas, e a agroindústria, em especial os produtos coloniais elaborados de forma artesanal.

Rota das Gemas e Jóias

Uma prova da importância do Vale do Taquari neste setor é a participação no roteiro turístico Gemas e Jóias, o qual integra diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Com objetivo de valorizar as pedras preciosas existentes no Estado do Rio Grande do Sul, as quais são consideradas como um patrimônio natural, bem como a fabricação de jóias, o roteiro busca atrair turistas estrangeiros no segmento de compras e negócios, aquecendo o turismo e a economia interna.
A Rota das Gemas e Jóias busca ressaltar as belezas naturais, associando-as à iniciativa e à criatividade humana, colocando no mercado turístico um destino diferenciado, voltado ao segmento das pedras preciosas, associadas aos aspectos culturais e gastronômicos.
Essa nova rota vem agregar e valorizar o que há de melhor em cada uma das cidades que há compõe: Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Soledade, Guaporé, Frederico Westphalen, Irai e Ametista do Sul.
Assim, o visitante seja ele em grupo ou individual, encontra em uma única rota oportunidades de acompanhar toda a cadeia de produção das pedras preciosas, desde a localização da mina passando pela extração das gemas, a lapidação até o produto final na forma de joias e artesanato em pedra. Caso desejar, poderá acompanhar um dia de trabalho de um minerador.

Nenhum comentário: