Notícias Vale do Taquari - 27 de março




Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Em Muçum, a sessão do poder legislativo acontece hoje, às 19 horas e 30 minutos.

Encerrando a programação comemorativa ao aniversário de Travesseiro o Departamento de Esportes está organizando o Campeonato Municipal de Vôlei, nos naipes masculino e feminino. A competição terá a participação de 10 equipes, seis masculinas e quatro equipes femininas. O início do campeonato está confirmado para sábado, dia 31, às 13 horas e 30 minutos, no ginásio da Escola Pedro Pretto.

O município de Roca Sales está recebendo até esta sexta-feira, dia 30, o Talão de Produtor dos agricultores com as notas extraídas em 2011. Mesmo quem não extraiu nenhuma nota deve fazer a apresentação, evitando assim, que o talão seja baixado junto à Receita Federal. A entrega deve ser feita na Secretaria de Agricultura
                       
A Secretaria de Saúde de Travesseiro informa a comunidade que nesta semana atendimento das dentistas será normal nos Postos de Saúde da Sede e de Três Saltos Baixo, e, as consultas devem ser agendadas. O atendimento dos médicos clínicos gerais é normal, com exceção do Dr. Marcos Engster que não atenderá na quarta-feira. A ginecologista atende na quinta-feira as mulheres residentes no interior. O pediatra atende na sexta-feira a tarde.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Roca Sales realiza até sexta-feira, dia 30, as inscrições para a oficina de Ovos de Páscoa. Serão oferecidas 12 vagas para os beneficiários do Programa Bolsa Família. Caso não forem preenchidas, as vagas serão destinadas à comunidade em geral.

Reunir os pré-candidatos e filiados do partido na região, em uma oficina de trabalhos visando a preparação para as eleições municipais deste ano, é o objetivo do PMDB que terá encontro sexta-feira, dia 30, em Arroio do Meio. Os deputados estaduais Edson Brum e Alexandre Postal e o deputado federal Alceu Moreira são os responsáveis pelo encontro.

A Univates traz para a comunidade do Vale do Taquari a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), que ocorrerá hoje, às 20h30min, na Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla, no centro de Lajeado. Em uma hora e meia de espetáculo, os músicos apresentarão repertório variado. O evento terá entrada gratuita.

Hoje acontece eleição para renovação do Conselho Tutelar de Relvado, com urna instalada no Ginásio Esportivo Municipal. Os eleitores podem votar até às 19 horas e 30 minutos. Dez candidatos disputam as três vagas de conselheiro.
       
Chega nesta semana ao estado uma missão chinesa formada por veterinários, para vistoriar a estrutura de três Frigoríficos. Pelo cronograma, amanhã a vistoria será ao complexo da BR-Foods em Lajeado. Na quinta-feira os chineses visitarão a Cosuel, na cidade de Encantado, e na 6ª-feira, o Frigorífico Alibem, em Santa Rosa. A visita pode resultar em autorização para a exportação de carne suína para a China.

O ex-presidente Lula deve fazer nesta quarta-feira, dia 28, os exames de avaliação do câncer na laringe. Os exames estavam planejados para a semana passada e foram adiados em razão de inflamação que Lula tem na garganta, um dos efeitos colaterais da radioterapia.

Os contribuintes da rede municipal de água de Lajeado deverão retirar os boletos de arrecadação referentes aos meses de janeiro e fevereiro na prefeitura. De acordo com o secretário da Fazenda, Juraci Rodrigues, houve problemas na geração dos boletos que integraria o novo sistema disponibilizado pela secretaria. Não haverá cobrança de multa.

Na sessão do poder legislativo de Arroio do Meio, realizada na semana passada, a troca de agressões verbais entre vereadores foi flagrante e remeteu ao passado, quando os confrontos eram frequentes. Os vereadores Nestor Mate (PMDB) e Gustavo Kasper (PP), protagonizaram um debate acalorado, impressionando os presentes.
  
Dentro da programação dos 97 Anos de Encantado, a Administração Municipal entregou sábado, dias 24, para a comunidade o novo Espaço Literário Gino Ferri, na Biblioteca Pública Municipal, junto à Casa de Cultura. O espaço foi remodelado e abriga a Galeria dos Escritores encantadenses, com obras e currículos de 23 autores.  

Deputados de diversos partidos protocolaram na Assembléia Legislativa projeto de lei que proíbe a prorrogação dos atuais contratos de pedágios. A proposta conta com 22 assinaturas de parlamentares do PDT, PC do B e PMDB, além dos 14 deputados petistas.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo e o CMD de Encantado estão com inscrições abertas para o Campeonato Aberto de Futsal, até o dia 10 de abril. Podem se inscrever times de Encantado e região, nas categorias Livre e Veteranos – a partir de 40 anos. Os jogos serão realizados nas terças e quintas-feiras à noite, no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese. O início do campeonato está previsto para 17 de abril.

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) realiza sexta-feira, dia 30, a primeira reunião-almoço do ano. O evento ocorre na sede social da entidade, em Lajeado. Na ordem do dia, a gerente do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, abordará a atuação do órgão e apresentará o Programa Agente Local de Inovação e o Seminário de Crédito.
           
A presidente Dilma Rousseff voltou a vetar projeto aprovado no Congresso que permitia o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. O veto foi publicado ontem no Diário Oficial da União.

Em Coqueiro Baixo, está sendo construída a praça com investimento de 390 mil reais do Ministério do Turismo e a aplicação de recursos municipais. A inauguração está prevista para o dia 21 de abril, dentro das festividades de comemoração do aniversário do município.
       
Em Nova Bréscia pelo menos um secretário municipal se desligará da função, até o final do mês. Jorge De Mamann deixa a secretaria de Administração, para ficar a disposição do seu partido como possível candidato a vice-prefeito na dobradinha com Gilnei Agostini (PP), ou para ser candidato a vereador.
       
Marcado para 22 de abril, o 13º Encontro da Família Martini. O evento ocorre no Salão Paroquial, em Nova Bréscia, com a programação iniciando às 08 horas.

A Casa de Passagem do Vale do Taquari, há 12 anos serve de abrigo temporário para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade. Segundo um levantamento da presidente, a advogada Sílvia Feldens, em 2011, cerca de mil pessoas foram atendidas. Os abrigados recebem alimentação, vestuário e o acompanhamento social, psicológico e orientação de um advogado. A organização atende dez municípios conveniados.

O Estrela Palace Hotel sedia na quinta-feira, dia 29, às 09 horas, um evento programado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, enfocando a “Responsabilidade Técnica” dos profissionais da área. O conselho é presidido por Rodrigo Lorenzoni, filho do deputado federal Onix Lorenzoni.
       
Marcado para 28 de abril no Parque das Araucárias em Arvorezinha, mais um encontros dos ex-funcionários da Desativada Souza Cruz de Lajeado e que tinha abrangência regional com os técnicos, instrutores e compradores de fumo.

Uma comitiva de produtores e um técnico da Emater de Salto do Jacuí, esteve em Ilópolis, conhecendo todo o processo de produção e beneficiamento da erva-mate. Os visitantes foram recebidos e orientados pelo técnico Jurandir Marques, que apresentou desde a produção de mudas até o processo realizado pela indústria. Salto do Jacuí tem um projeto de incentivo a erva-mate nos terrenos acidentados daquele município. 

A equipe da 27ª zona eleitoral, com sede em Lajeado, estará amanhã em Santa Clara do Sul, reunindo lideranças partidárias e ocupantes de cargos eletivos, para orientar sobre  o processo eleitoral de 2012. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores.
        
Marcado para  às 10 horas, do dia 09 de abril, o leilão presencial na Prefeitura de Colinas, para a compra de uma Van, destinada a Secretaria de Saúde. O edital do leilão está a disposição na prefeitura.
       
A Empresa Camera, de atuação do setor primário, principalmente em produção de biodiesel, em toda a região sul do país está negociando a possibilidade de implantar uma unidade industrial junto ao Porto Fluvial, em Estrela. Se confirmado o negócio, serão investidos  20 milhões de reais e criados na etapa inicial, 150 postos de trabalho.

Com o apoio da Secretaria da Agricultura e Emater, serão realizadas em Travesseiro duas feiras de peixe vivo nos próximos dias. A primeira ocorre dia 31 de março, na propriedade de Vilson Kuhn, na Sede, próximo o Posto de Combustíveis. Na oportunidade serão comercializados peixes da espécie carpa das variedades capim, húngara, prateada, cabeça grande e chinesa. A segunda oportunidade de feira de peixe será dia 04 de abril na propriedade de Delmar Kreutz, também na Sede.
O Curso de Educação Física da Univates realiza no dia 09 de abril a aula inaugural do semestre para o próximo dia 09 de abril. A atividade contará com palestra do secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe Neto, que abordará o tema “Esporte e Lazer no RS”. O evento ocorre no auditório do Prédio 11, a partir das 19h15min.

Nenhum comentário: