Marcelo Lopes da ABCS, esteve reunido com o ministro da Agricultura


O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve reunido com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, pedindo soluções para a crise que afeta a suinocultura brasileira.



A reunião contou com a presença de representantes das associações estaduais de suinocultores dos estados do Rio Grande do Sul (Acsurs, Valdecir Luis Folador), Mato Grosso e São Paulo. 
ABCS
Diante das reivindicações, o ministro Mendes Ribeiro Filho afirmou que tomará providências imediatas contra a crise que assola os produtores de suínos do país. 

No encontro, o presidente da ABCS apresentou as demandas consideradas mais urgentes para a sobrevivência da atividade nos próximos meses. 

“O preço pago pelo suíno vivo nas granjas está sendo muito inferior ao seu custo de produção. Isso corresponde a R$ 3,5 bilhões de prejuízo ao ano para o setor. É preciso levar em consideração que o produtor gasta com insumos, como o milho e a soja, que têm tido elevação nos preços, especialmente pelas condições climáticas não muito favoráveis que têm abalado nosso país”, reforçou o presidente, que afirmou receber manifestações recorrentes de produtores de suínos que têm acumulado prejuízos nos últimos tempos. 

Durante a audiência, o ministro Mendes Ribeiro afirmou estar ao lado do produtor de suínos, e afirmou que vai buscar junto aos órgãos responsáveis saídas para amenizar a crise. 

“Vocês têm um ministro que acredita na suinocultura como um grande fortalecedor do agronegócio brasileiro”, afirmou Mendes. 

“Faremos de 2012 o ano da suinocultura”, disse o ministro. 

As principais reivindicações feitas pela ABCS foram o aumento da disponibilidade do milho balcão através da Conab, a promoção de venda de milho via sistema balcão – que hoje é praticado a R$ 27,00 a saca no Rio Grande do Sul – , além de leilões direcionados de milho para os produtores de suínos, com base no seu plantel. 

Sobre o custo de produção, Mendes Ribeiro afirmou que irá buscar instituir o preço máximo do milho, com intuito de evitar situações extremas como apresentadas pelo presidente das entidades estaduais presentes no encontro. O ministro afirmou ainda que irá buscar para a cadeia de suínos a criação da Política de Garantia de Preço Mínimo para a carne suína. Nesse sentido, o presidente da ABCS reforçou a existência de um Projeto de Lei do Senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que está em tramitação no Senado sobre o assunto. 

Nenhum comentário: