Notícias Vale do Taquari - 29 de março



Em Capitão, o prazo para apresentação do Talão de Produtor termina nesta sexta-feira, dia 30 de março. A Secretaria da Agricultura alerta os produtores que ainda não fizeram a apresentação, para que não percam o prazo, lembrando que o talão deve ser apresentado pelo titular.

O PSol solicitou ao Conselho de Ética do Senado, a cassação do senador Demóstenes Torres (DEM) por quebra do decoro parlamentar. A sigla alega que as denúncias veiculadas na imprensa contra o parlamentar - "indícios da prática de atividades ilícitas" - atingem o Senado e seus integrantes.

Pelo segundo consecutivo, a Administração Municipal de Roca Sales, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizará a Páscoa na Praça.  O evento, que tem como objetivo proporcionar momento de descontração e integração em comemoração à Páscoa, ocorrerá no dia 08 de abril, a partir das 14 horas e 30 minutos, na Praça Júlio Lengler.

A Secretaria da Agricultura de Capitão comunica aos produtores que fizeram a encomenda de sementes forrageiras de inverno, que as mesmas estarão disponíveis para a retirada a partir da segunda-feira, dia 02 de abril, na nova sede da Secretaria de Obras.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor terá pela primeira vez a presença do município de Encantado entre os finalistas.  A sétima edição do evento ocorre dia 03 de abril, às 12 horas, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. O prefeito Paulo Costi, acompanhado de secretários municipais e assessores, receberá o Selo Município Empreendedor, em solenidade de premiação organizada pelo Sebrae do Brasil. Encantado concorreu ao prêmio com cinco projetos. Entre os projetos mais cotados a receber a distinção estão o de incentivo às agroindústrias e o que prevê a redução de 50% das taxas cobradas para empreendedores individuais, por ocasião da retirada do alvará sanitário e do alvará de licença.

A pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre pelo PC do B, Manuela D''Ávila, encontrou-se, ontem com a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e os seis deputados da bancada federal do partido, em Brasília, para apresentar as ideias do seu plano de governo para a Capital. A comunista busca o apoio do PP oferecendo a possibilidade da indicação do vice-prefeito na sua chapa.

O secretário da Administração de Encantado, Luciano Moresco, e o secretário de Desenvolvimento Roberto Turatti foram recebidos ontem no Palácio do Planalto pelo presidente da República em exercício, Marco Maia,. Na ocasião, o secretário entregou ao presidente o convite para que ele visite Encantado em junho, durante a realização da 11ª edição da Suinofest. Juntamente com o convite, Moresco fez a entrega de um exemplar da revista da Administração Municipal de Encantado.

Os eleitores que desejam fazer qualquer alteração no título eleitoral devem comparecer até o dia 9 de maio na sede do Cartório em Encantado das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. A partir do início de maio o órgão também atenderá nos fins de semana, em regime de plantão. O eleitor deverá portar documento de identificação original, CPF e comprovante de residência. Pessoas do sexo masculino que completaram dezoito anos no ano 2011 deverão comprovar quitação com o serviço militar.

O Cartório Eleitoral de Encantado, através da Justiça Eleitoral Presente, realizou atendimento em Roca Sales. No total, 129 atendimentos foram realizados, sendo 53 alistamentos, 34 revisões e 42 transferências. O atendimento ocorreu no Centro Social Urbano (CSU).

Foi realizada em Travesseiro a reunião de início de ano letivo com os pais e professores da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança. O encontro ocorreu no próprio educandário, contando com a presença das professoras, da secretária de Educação Valquíria Marques de Castro, supervisora Solaine Costa e prefeito Ricardo Rockembach. Na oportunidade, a nutricionista Carla Holz fez uma reflexão sobre a alimentação dos alunos.

O projeto de lei tornando mais rígidas as punições aos gestores que cometerem infrações, e aumentando em até 1.300% o valor das multas aplicadas, será um dos assuntos na pauta da assembleia das associações de municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo – AMVAT e AMVARP, marcada para hoje, às 15 horas, na Prefeitura de Boqueirão do Leão. 
        
O Cartório Eleitoral de Encantado atende hoje a noite na Escola Estadual Monsenhor Scalabrini. O objetivo é atrair o eleitor jovem que tem entre 16 e 18 anos, para confecção do título eleitoral. 

Amanhã, das 12 às 18 horas, a equipe do Cartório Eleitoral de Encantado realiza atendimento em Anta Gorda, no auditório do Posto de Saúde.
       
A equipe da 29ª zona eleitoral com sede em Lajeado realiza atendimento hoje e amanhã, em Santa Clara do Sul.  As lideranças partidárias, ocupantes em cargos eletivos e os possíveis candidatos na eleição de outubro, terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre  o processo eleitoral -  direitos e deveres durante a campanha.  Estarão presentes a Juiza Eleitoral Débora de Marque, e o promotor  Ederson Maia Vieira.
        
O setor de vigilância de Encantado, alerta os estabelecimentos na área da saúde e de alimentação, inclusive os transportadores de alimentos, que amanhã, dia 30, vence o Alvará Sanitário. Os carnês foram entregues pelos Correios e quem precisa de informações complementares, podem contatar com a Vigilância Sanitária.
       
Acontece amanhã, em Boqueirão do Leão, o Encontro Regional de Saúde, reunindo as equipes do Programa de Estratégia de Saúde da Família do Vale do Taquari.
        
Na semana passada, o Cartório Eleitoral de Encantado, realizou atendimento especial em Roca Sales. Foram  129 atendimentos , sendo 53 alistamentos, 34 revisões e 42 transferências. A partir de agora, os rocasalenses que precisam de algum serviço na área eleitoral devem se dirigir diretamente ao  Cartório em Encantado, sempre das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. 
        
Os professores da Escola Municipal Olavo Bilac de Doutor Ricardo, estiveram reunidos esta semana, finalizando o Projeto Político Pedagógico (PPP) do educandário. Dentre as atualizações no projeto, os educadores definiram quatro metas da escola para o ano de 2012, sendo educação de qualidade que priorize o conhecimento.
           
O presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, esteve na Câmara de Estrela, sendo recebido pelo presidente do legislativo, Juarez Fülber (PPS) e pelo vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB). O encontro serviu para a entidade declarar apoio as causas dos vales do Taquari e Rio Pardo, que reivindicam a instalação de uma unidade de Perícia Criminal na região.
       
Aprovado pela Câmara de Vereadores de Progresso, o reajuste de 6,5% a todos os servidores municipais, incluindo os agentes políticos, como prefeito, vereadores e secretários municipais.
       
Mais um município da região se integra ao Sistema Integrado do Trânsito. Com a adesão de Forquetinha, 50% dos municípios da Amvat estão integrados no sistema. Na região Alta do Vale, figuram nesta lista, Encantado, Roca Sales, Muçum, Nova Bréscia, Ilópolis e Vespasiano Corrêa.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), recebeu ontem, comitiva formada por lideranças políticas e empresariais do Vale do Taquari. O grupo solicitou apoio do parlamentar para a duplicação da RS130, que liga Venâncio Aires a Encantado. O objetivo, em um primeiro momento, é agendar reunião com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, para tratar do assunto.

A Junta do Serviço Militar de Travesseiro começa na próxima segunda-feira, dia 02 de abril, o alistamento militar dos jovens Travesseirenses nascidos no ano de 1994. O período de alistamento se estende por todo mês de abril, na Prefeitura e os jovens devem apresentar Carteira de Identidade, CPF, duas fotos 3x4 e comprovante de residência.

O projeto de lei que torna mais rígidas as punições aos gestores que cometerem infrações e que aumenta em até 1.300% o valor das multas aplicadas a prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais será um dos assuntos na pauta da assembleia geral das associações de municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo – AMVAT e AMVARP – que ocorre hoje, às 15 horas, na Prefeitura de Boqueirão do Leão.

Uma missão chinesa está no estado nesta semana para vistoriar três abatedouros de suínos. Hoje os técnicos estão na cidade de Encantado, para verificar o frigorífico da Cosuel.
            
A Secretaria da Agricultura de Encantado realizou ontem a tarde no auditório Imigrante do Centro Administrativo, o lançamento dos Jogos Rurais, com a apresentação do regulamento e entrega das fichas de inscrição. Os Jogos Rurais serão disputados no dia 26 de maio, na Barra do Coqueiro.
       
Os contribuintes municipais de Roca Sales tem até  esta sexta-feira, dia 30, para quitar o IPTU 2012 com desconto de 10%. Existe também a possibilidade de parcelamento.
        
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Roca Sales realiza até sexta-feira, dia 30, as inscrições para a oficina de Ovos de Páscoa. Estão sendo oferecidas 12 vagas para os beneficiários do Programa Bolsa Família. Caso não forem preenchidas, as vagas serão destinadas à comunidade em geral.

O PMDB realiza encontro regional nesta sexta-feira a noite, no Colégio Bom Jesus, em Arroio do Meio. O objetivo, é reunir os pré-candidatos e filiados do partido na região, em uma oficina de trabalhos visando a preparação para as eleições municipais deste ano.

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) realiza nesta sexta-feira, dia 30, a primeira reunião-almoço do ano. O evento ocorre na sede social da entidade, em Lajeado. Na ordem do dia, a gerente do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, abordará a atuação do órgão e apresentará o Programa Agente Local de Inovação e o Seminário de Crédito.
           
No sorteio da Mega Sena, realizado ontem na cidade de Charqueadas, duas apostas, uma de Foz do Iguaçu (PR) e outra de São Paulo (SP), acertaram as seis dezenas sorteadas. O valor para cada acertador é de 7 milhões 822 mil reais. Os números sorteados foram:
14 - 25 - 28 - 45 - 53 – 58.
   
Com o apoio da Secretaria da Agricultura e Emater, serão realizadas em Travesseiro duas feiras de peixe vivo nos próximos dias. A primeira ocorre sábado, dia 31, na propriedade de Vilson Kuhn, na Sede, próximo o Posto de Combustíveis. Na oportunidade serão comercializados peixes da espécie carpa das variedades capim, húngara, prateada, cabeça grande e chinesa. 


Nenhum comentário: