Vereadores de Estrela-RS reivindicam mais segurança ao Estado



 
Câmara de Vereadores | Estrela-RS
Secretaria de Segurança abre processos para demandas de Estrela
Comitiva de Estrela-RS em POA

Na quinta-feira, os vereadores Marco Aurélio Wermann (PT) e Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) estiveram em audiência na Secretaria Estadual de Segurança com o objetivo de encaminhar soluções para demandas do município na área. 

Os parlamentares formaram uma comitiva composta pelo presidente da Acie, Henrique Purper e CDL, Israel Scheibel, além de dois moradores do Bairro Boa União – que teve grande crescimento no número de ocorrências nos últimos meses – e foram reforçados pela presença dos deputados estaduais Luis Fernando Schmidt (PT) e Gerson Sossella (PDT), além da assessoria do presidente da Assembléia Legislativa Alexandre Postal (PMDB). 

Num primeiro momento, reunidos com o assessor do secretário, Nereu Vargas de Castro, discutiram a possibilidade de aumento do efetivo, além do destacamento de policiais militares para o monitoramento das câmeras de vigilâncias que podem ser instaladas em pontos estratégicos de Estrela. “Há garantia por parte da Secretaria de que será estudada a possibilidade do aumento do efetivo. Desde já, no entanto, comprometeram-se com a questão das câmeras de segurança, inclusive com a possibilidade de verbas estaduais para a instalação das mesmas”, observa o vereador Marco Aurélio Wermann.

Já a questão da necessidade de instalação de uma unidade do Instituto Geral de Perícias (IGP) na região dos vales do Taquari e Rio Pardo, a comitiva recebeu a promessa de um estudo técnico por parte da direção do IGP. Existem duas possibilidades de resolução para a demora nas perícias criminais. A primeira delas seria a assinatura de um convênio com profissional da região, que passaria a estar habilitado para fazer perícias. Também será analisada a possibilidade de instalação de um posto avançado do IGP. “A Secretaria reconhece o problema e hoje possui carência de profissionais, o que pode ser resolvido com a formatura de 100 alunos, no mês de agosto”, observa o vereador Cristiano da Rosa. Para ele, o encontro mostrou que o Governo está preocupado em resolver o problema.

Ambos os pedidos – efetivo e IGP – geraram a abertura de processos administrativos junto ao Governo do Estado. Com o número dos protocolos será possível acompanhar o avanço das questões. A comitiva mostrou-se satisfeita com a audiência. Após a reunião o secretário de Estado, Airton Michels recebeu em mãos o documento reivindicatório.
____________________________
Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: