Westfália-RS - 16 Anos


Westfália-RS
Fonte: Memorial da Aepan-ONG

Memorial da Aepan-ONGWestfália originou-se da área desmembrada dos município gaúchos de Teutônia e Imigrante. O nome é uma homenagem aos imigrantes alemães, na maioria originária da região de Wstphalen, na Alemanha, que chegaram ao local por volta de 1869 e falavam o dialeto Sapato de Pau, ainda hoje muito difundido entre os moradores da localidade. Do trabalho e da integração desses imigrantes, junto com os italianos, lusos e negros, resultou o progresso e o desenvolvimento que transformou o município em potencial turístico, cultural e econômico no Vale do Taquari, região do estado do Rio Grande do Sul.
Westfália se destaca no cenário regional pela extensa programação em seu calendário de eventos, em sua grande maioria relacionada com a cultura alemã. Para isso o município conta com grupos de danças, diversas sociedades de cantores, corais, grupos do lar e clube de mães.
Além das casas enxaimel e da paisagem que fica entre serras e vales ressalta-se a igreja centenária de Linha Frank (IECLB) onde foi batizado Ernesto Geisel, Presidente do Brasil na década de 70.
A principal atividade econômica é a agropecuária: bovinocultura, suinocultura, avicultura, produção de ovos e leite. Também se destaca a produção de milho, grande produtividade por hectare. Na indústria o setor da alimentação é o mais importante.
A qualidade de vida IDH é um dos melhores do Brasil. 

Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: