Notícias Vale do Taquari - 23 de abril



A Secretaria de Agricultura de Lajeado informa aos produtores rurais para solicitarem na secretaria a ordem de retirada de sementes forrageiras. A sdecretaria se localiza no subsolo do Ginásio Nelson Francisco Brancher.

A equipe da Assistência Social de Travesseiro está organizando para sexta-feira, dia 27, mais uma visita a Clínica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado. Os interessados em acompanhar a visita devem se inscrever até quarta-feira no Cras. A saída do transporte ocorre às 19 horas.

O poder legislativo de Coqueiro Baixo tem sessão ordinária hoje, às 18 horas.

Já as câmaras de vereadores de Nova Bréscia, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires, realizam sessões ordinárias hoje, a partir das 19 horas.

Hoje, o presidente do Senado, José Sarney, deve ter alta médica do Hospital Sírio-libanês. No último dia 14, Sarney foi internado no hospital paulista com um quadro de insuficiência coronária. No dia seguinte, foi submetido a um exame de cateterismo e a uma angioplastia, com a colocação de stent, sendo levado para UTI.

Em função da grande procura por empréstimos, a partir de hoje, a Agência da Caixa Econômica Federal de Encantado, abrirá uma hora antes para atendimento aos clientes. A redução da taxa feita pela CAIXA atrai um número crescente de pessoas físicas e jurídicas a procura alternativas financeiras, motivando a antecipação da abertura. As linhas de crédito mais procuradas são: capital de giro para empresas com taxa de 0,94% em 40 meses para pagar; e na pessoa física, cheque especial com taxa de 3,50% para quem recebe ou transfere a conta salário para a CAIXA.
  
Além do empresário Roberto de Assis Moreira, os vereadores de Porto Alegre estudam convocar a mãe de Ronaldinho Gaúcho, dona Miguelina, cuja assinatura também consta em alguns documentos, para depor na CPI do Instituto Ronaldinho. Presidente da comissão, o vereador Mauro Pinheiro (PT), disse que vai solicitar ainda o estatuto da entidade para esclarecer questões relacionadas à atribuições e ao funcionamento do instituto.     

A partir de hoje a Univates passa a oferecer cursos de Jovem Aprendiz.    São desenvolvidas três aulas semanais, das 13h30min às 17h30min. Segundo a coordenadora do Centro de Educação Profissional da Univates, Edi Faccini, jovens de 14 a 24 anos, que não tenham concluído o Ensino Médio podem participar,  através de parcerias de empresas da região. 
           
O legislativo de Teutônia autorizou o poder executivo a criar 13 cargos novos, dos quais dez para a área da saúde. Os outros cargos são para a área administrativa da prefeitura.

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado abriu as inscrições para os novos cursos do Pronatec. As matrículas devem ser feitas diretamente na Secretaria. Os cursos são destinados prioritariamente a beneficiários do Programa Bolsa Família e integrantes do Cadastro Único.
       
Segundo pesquisa do Data Folha, a presidente Dilma Rousseff bateu novo recorde de popularidade após um ano e três meses de mandato, mas seu antecessor. O governo petista é avaliado como ótimo ou bom por 64% dos brasileiros, uma melhora em relação aos dados de janeiro, quando teve a aprovação de 59%. Para 29%, Dilma faz um governo regular. Outros 5% consideram que a atual administração é ruim ou péssima. O Datafolha também apurou que 58% dos pesquisados, querem Lulacomo candidato do PT à Presidência da República, em 2014.

Em Mato Leitão, informações extra-oficiais dão conta de que o Frigorífico Marfrig, pode encerrar as atividades, fechando mais de cem postos de trabalho. Vereadores de oposição estão cobrando um posicionamento mais efetivo do prefeito Carlos Alberto Bohn, com objetivo de evitar o fechamento do frigorífico.   
       
A assembléia do Codevat realizada sexta-feira na Univates formatou a destinação de R$ 6 milhões do orçamento estadual de 2013 reservados para a região. Os recursos serão aplicados em dez áreas com destaque para a Saúde e Segurança, que receberão um milhão cada, o que representa 33% do montante. Para o desenvolvimento rural e irrigação serão destinados 30%, para projetos de caráter microrregional 20%, e, os restantes 17% ficam para projetos em geral que incluem a educação. A Consulta Popular está programada para o dia 04 de julho.
       
O STR de Arroio do Meio se filiou novamente à Fetag, depois de mais de 20 anos afastados. O STR de Cruzeiro do Sul que também estava afastado retornou no ano passado. Faltam  retornar os STR’s de Progresso e de Pouso Novo, que igualmente no final da década de 80, passaram para a CUT nacional.
       
A Festleite que Anta Gorda realiza em sua 4ª-edição inicia na quinta-feira, dia 26, e termina no domingo, dia 29, com a expectativa de receber pelo menos 40 mil visitantes. Para o primeiro dia do evento está programado o Simpósio da Nóz-pecã e a reunião da Amvat.
       
A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela convidou o prefeito Celso Bröenstrup para a primeira palestra do ano. Será na reunião- almoço da próxima sexta-feira, dia 27, no Estrela Palace Hotel. O prefeito vai abordar o desenvolvimento socioeconômico de Estrela nos últimos oito anos.
       
Sem oposição, a atual diretoria da Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado, entidade mantenedora do Hospital Bruno Born foi reeleita por aclamação para mais dois anos. O presidente Claudinei Fracaro afirmou que vai continuar enfocando o Hospital como uma empresa, para ter recursos e avançar na qualificação dos serviços prestados.
       
Desde que a Indústria de Bebidas Fruki anunciou que procura um local para investir R$ 60 milhões, exigindo uma área que permita implantar uma fábrica de chás, sucos e energéticos, foram entregues mais de 50 propostas de municípios diferentes, inclusive de fora da região. Diante desta disputa, o Conselho Diretor da Fruki decidiu estudar minuciosamente as propostas e adiou para setembro a decisão.
       
Voltaram as reclamações dos moradores de Travesseiro, ao longo da Estrada Geral usada para o desvio do pedágio da BR 386. A falta de chuva e de uma fiscalização mais rígida, para coibir o excesso de velocidade, fez aumentar a poeira que invade casas e deixa até mesmo as pastagens inutilizadas.
       
Os agricultores de Capitão terão oportunidade de conhecer mais sobre as novidades técnicas no cultivo de milho, para a produção de grãos e de silagem. Será amanhã, às 19 horas, no Quiosque da Praça, com a presença de palestrantes de uma empresa produtora de sementes que está fazendo parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
       
A Receita Federal anunciou que vai fiscalizar pelo menos 200 mil declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física, este ano. Até o ano passado, foram intimados 158 mil contribuintes com indícios de infração praticados na declaração. Segundo a Receita, em 2011, as atividades mais fiscalizadas foram proprietário e dirigente de empresa, profissional liberal, profissional técnico, funcionário público e aposentado, entre outros. A sete dias do encerramento do prazo (30 de abril), balanço da Receita aponta a entrega de 12 milhões de declarações de imposto de renda – o que representa 48% do total.

Uma pane no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), responsável pelas provas do concurso do magistério, atrasou a divulgação do gabarito. Os dados, que seriam publicados na quinta-feira, foram postados somente no sábado  no site www.fdrh.rs.gov.br. Na região, 1.665 candidatos fizeram a prova na área de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, com índice de abstenção de 7,6%. O resultado oficial dos classificados para as 10 mil vagas será divulgado só em julho e em agosto podem começar as nomeações. Os novos professores passam por curso de formação antes de assumirem as vagas.

Hoje, ás 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. Na sessão desta segunda-feira, a Mesa Diretora do legislativo, através do presidente Eldo Orlanini (PMDB), irá apresentar o Projeto de Decreto Legislativo que extingue o pagamento de diárias para a próxima Legislatura (2013/2016). A proposta é de substituir as diárias, pelo reembolso de custas.

O poder legislativo de Estrela tem sessão ordinária hoje, a partir das 18 horas e 30 minutos.

Será realizada hoje, às 19 horas, a reunião mensal de abril do Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado. O encontro ocorre no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado. O encontro é aberto à todas as pessoas interessadas na adoção de crianças.

O escritório da Emater de Roca Sales oferecerá ao Clube de Mães Rainha do Lar, da Linha Fazenda Lohmann, o Curso de “Processamento de Culinária e Pescado”. A capacitação ocorre no dia 11 de maio, a partir das 10 horas, no Salão Comunitário e será destinada às associadas à entidade.

A Univates realiza quarta-feira, dia 25, às 19h30min, no auditório do Prédio 3, a Aula Inaugural do Curso de História. A palestra “Modernidade e Pós-Modernidade: bases teóricas”, será ministrada pelo professor doutor Astor Antônio Diehl, que foi professor da UFRGS e atualmente leciona no curso de História da Universidade de Passo Fundo.

Nenhum comentário: