Notícias Vale do Taquari - 19 de abril



As associações dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) reúnem-se na próxima semana, durante a 4ª FestLeite, que ocorre no município de Anta Gorda. O encontro dos prefeitos da Amvat está agendado para o dia 26 de abril, às 15h30min, no auditório do Parque Municipal Aldi João Bisleri. Na pauta, a cadeia produtiva do leite na região.

A administração municipal de Capitão iniciou nesta semana a limpeza das Estações Compactas de Tratamento de Esgoto, instaladas no Bairro Imigrante. No total, são quatro estações instaladas para atender em torno de 80 famílias, sendo que parte da limpeza será feita semanalmente e o recolhimento dos dejetos feito a cada seis meses. O material será recolhido por um tanque da Prefeitura e posteriormente despejado em uma composteira mecanizada.

Encerram hoje as inscrições para o curso de extensão “Boas Práticas de Fabricação” promovido pela Univates. Entre os conteúdos abordados estão ação dos micro-organismos, conservação, manipulação e estocagem de alimentos. Inscrições em www.univates.br/cursosdeextensao.
                
Uma comitiva de Venâncio Aires está em Brasília para divulgar a Fenachim e oficializar convites para autoridades participarem do evento, que inicia no dia 03 de maio. Ontem foram visitados os gabinetes dos senadores Paulo Paim e Ana Amélia Lemos e do presidente da Câmara, deputado Marco Maia. Hoje a comitiva será recebida por ministros gaúchos, e também, aguardam a confirmação de uma audiência com a presidente Dilma Rousseff.

O PDT aguarda até o dia 1º de maio, uma posição da presidente Dilma Rousseff em relação à indicação do novo titular do Ministério do Trabalho. Grande parte da bancada do PDT em Brasília defende que a sigla deixe a briga pelo ministério e adote uma postura independente em relação ao governo. A Pasta do Trabalho não tem um titular desde que Carlos Lupi pediu demissão em dezembro do ano passado.

O ministro Ricardo Lewandowski renunciou ao mandato de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mandato iria até 05 de maio de 2013. Lewandowski presidia o TSE e, na noite de ontem, transmitiu a presidência à sucessora, a ministra Carmen Lúcia. No ofício, o Lewandowski não explica o motivo da renúncia.
           
Depois de mais um encontro entre representantes do Codevat, Dnit e Funai, o desabafo do reitor da Univates, Ney Lazzari: “A Funai não honra os seus compromissos” e em resposta, João Maurício Farias, da Funai em Porto Alegre, afirma que o projeto do Dnit foi entregue com atraso e ainda não se sabe onde fica a terra para realocar a comunidade indígena, que está nas margens da BR 386 em Estrela. Diante disto, o Codevat planeja audiência com a Funai, em Brasília.
       
O empresário Alexandre Bratti é o representante de Encantado na diretoria da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari.  Bratti ocupa o cargo de 2º tesoureiro. A entidade é presidida por Oreno Ardêmio Heineck. A posse da nova diretoria da entidade ocorreu esta semana.
       
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, através do presidente Eldo Orlanini (PMDB), irá apresentar na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 23, Projeto de Decreto Legislativo que extingue o pagamento de diárias para a próxima Legislatura (2013/2016). A proposta é de substituir as diárias, pelo reembolso de custas.

Com apenas dois projetos pautados e aprovados por unanimidade, foi realizada ontem a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio. O destaque ficou para as cobranças feitas pela bancada de oposição ao Executivo e o esforço dos vereadores de situação em defender o governo de Sidnei Eckert.
       
Em Arroio do Meio, está em fase final a pavimentação de um trajeto da rua do Bairro Bela Vista em direção à Arroio Grande. Também está confirmada para seqüência, a pavimentação de mais um quilômetro. O recurso para a obra já está disponível.
          
No dia 02 de maio acontece em Cruzeiro do Sul o encontro político e técnico das representações dos municípios que integram o Projeto Pré-Território do Vale do Taquari. Na oportunidade serão entregues as propostas de pleitos por recursos de cada município, conforme acertado em recente encontro com representantes do Governo do Estado.
        
Em Marques de Souza, o PMDB que administra o município estaria dividido em relação as eleições de outubro.  Enquanto o prefeito Rubem Kremmer insiste em buscar a reeleição, alguns peemedebistas dissidentes, cogitam a possibilidade de apoiar a candidatura da coligação  PP/PT.

Em recente audiência do prefeito Paulo Costi com o deputado federal Renato Molling (PP), foi encaminhada uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para a construção de uma Unidade Básica de Saúde, no Bairro São José - Encantado. O atual prédio não comporta mais as exigências do Programa Estratégia de Saúde da Família e nem mais a demanda da comunidade.
       
Nesta semana, prefeitos dos municípios que serão contemplados com a construção da rodovia do “Pão e Vinho”, estiveram em Brasília, acelerando a tramitação do projeto. Entre os prefeitos presentes, Nilto Rolante, de Doutor Ricardo, Vanderlei Moresco, de Anta Gorda, Amilton Fontana, de Roca Sales, e, Diogo Siqueira, de Santa Tereza. A solicitação foi para os deputados federais e senadores gaúchos incluírem uma emenda de bancada para iniciar as obras de pavimentação desta rota.
       
A diretoria da Amturvales esteve reunida esta semana na sede da entidade na cidade de Encantado. Na pauta, o andamento dos trabalhos da entidade, avaliação de roteiros, a presença da entidade em eventos regionais e a reformulação da estrutura e espaço nos eventos. Também  em discussão,  a realização de um evento da Amturvales durante a próxima Suinofest. 
      
Aprovado pela Câmara de Vereadores de Nova Bréscia o projeto do poder executivo, que autoriza o repasse mensal de até R$ 650,00 para o CTG Paixão Cortes, de Linha Borghetto. O valor se destina para o pagamento de um professor de danças gauchescas. 
   
A Mesa Diretora do Senado aprovou ontem, por unanimidade, o envio para o plenário do projeto que acaba com o 14º e 15º salários para deputados e senadores. A votação deve ocorrer na próxima semana e, se a proposta for aprovada, seguirá para a Câmara. Na Comissão de Assuntos Econômicos, a proposta enfrentou resistência de senadores, mas foi aprovada.  
    
Sábado à noite, a secretária da Saúde de Venâncio Aires, Rosane da Rosa, denunciou na DP, uma ação violenta praticada pelo vereador Marcolino Coutinho (PTB). Segundo o relato feito na Delegacia de Polícia, o vereador teria invadido o prédio da Secretaria da Saúde e incitado as pessoas em atendimento e na espera, para exigir mais qualidade dos serviços de saúde.

O setor de tributação da Prefeitura de Capitão iniciou hoje a entrega em domicílio dos carnês de cobrança do IPTU 2012. O desconto concedido é de 15% para pagamento até 15 de maio e 10% para pagamento até 15 de junho.

A reunião mensal de abril do Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado será realizada segunda-feira, dia 23. O início está marcado para às 19h15min, tendo por local o salão de eventos da Prefeitura de Lajeado. O encontro é aberto à todas as pessoas interessadas na adoção de crianças.

A VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente deverá reunir cerca 1,2 mil pessoas de mais de 200 municípios do Estado. O encontro será realizado de 25 a 27 de abril, no salão de atos da PUC, em Porto Alegre. A abertura oficial está marcada para o dia 25, às 19h30min, com a presença do Governador Tarso Genro, e, da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário. 

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro segue com os trabalhos do Projeto Piloto Programa Nacional de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. Todas as propriedades do município serão visitadas e os bovinos testados para as duas doenças. O trabalho, a exemplo da primeira edição, será feito em parceria entre produtores e Prefeitura, os produtores pagam 10 reais por animal testado e são ressarcidos pela prefeitura com 06 reais. Nesta edição da campanha será feito somente um teste em cada animal, para manutenção dos certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose.

No próximo dia 27 de abril será realizada a 5ª Festa da Imprensa Regional. O local será o Galpão do CTG Bento Gonçalves, no Parque Histórico de Lajeado. O início será às 19h30min. O evento é uma promoção da Associação dos Profissionais de Imprensa do Vale do Taquari.

A Prefeitura de Roca Sales está oferecendo o Curso de Capacitação Técnica em Defesa Civil. O curso é gratuito e tem por finalidade desenvolver atividades preventivas, educativas, preparativas e de enfrentamento a situações extremas que venham a afetar o município. O curso, ministrado pelo Major e Consultor em Defesa Civil, Aurivan Chiocheta, ocorre nos dias 10 e 11 de maio, no Centro Social Urbano, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h.

A reunião mensal de abril do Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado (Gaal) será realizada dia 23. O início está marcado para ás 19h15min, tendo por local o salão de eventos da Prefeitura de Lajeado. Conforme a presidente do Gaal, Naide Heemann, o encontro será aberto para todas as pessoas interessadas na questão da adoção de filhos.

O escritório da Emater de Roca Sales oferecerá ao Clube de Mães Rainha do Lar, da Linha Fazenda Lohmann, o Curso de “Processamento de Culinária e Pescado”. A capacitação ocorrerá no dia 11 de maio, a partir das 10 horas, no Salão Comunitário e será destinada às associadas à entidade.

O Conselho Municipal de Saúde de Roca Sales realiza hoje reunião ordinária. O encontro ocorre a partir das 19 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Cultura. Entre os assuntos, está a apresentação para aprovação do Relatório de Gestão Municipal da Saúde, referente ao 1° trimestre de 2012

A Univates realiza no dia 25 de abril, às 19h30min, no auditório do Prédio 3, a Aula Inaugural do Curso de História. A palestra “Modernidade e Pós-Modernidade: bases teóricas”, será ministrada pelo professor doutor Astor Antônio Diehl, que foi professor da UFRGS e atualmente leciona no curso de História da Universidade de Passo Fundo.

A Assembléia Legislativa realiza hoje, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, o Grande Expediente em homenagem ao primeiro ano de atividades da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. O deputado Adão Pretto (PT) preside está Frente Parlamentar.
    
O Conselho Encantadense Pró-Desenvolvimento traz a Encantado o palestrante e Consultor Político, André Ferraz, que abordará o tema: "Candidatura Única? Vantagens, Desvantagens e Armadilhas". O evento acontece no dia 03 de maio, às 19 horas e 30 minutos, no Auditório Brasil, do Centro Administrativo.

Sábado, dia 21, acontece a inauguração da praça central de Coqueiro Baixo. A obra foi viabilizada a partir de verba de 390 mil reais do Ministério do Turismo, e mais a contrapartida do município.

Marcado para domingo, dia 22 de abril, o 13º Encontro da Família Martini. O evento ocorre no Salão Paroquial, em Nova Bréscia, com a programação iniciando às 08 horas.

Nenhum comentário: