Plano da Bacia Taquari-Antas - Última consulta pública na Serra Gaúcha



Plano da Bacia Taquari-Antas
Última consulta pública registra os desejos da Serra Gaúcha

A cidade de Caxias do Sul sediou nesta quinta-feira, dia 12 de abril, a última das cinco consultas públicas do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. A atividade ocorreu no auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Cerca de 130 pessoas apontaram seus desejos de usos e qualidade das águas nos rios da Bacia que abrange 118 municípios do Rio Grande do Sul. E uma das intenções mais votadas pela população da Serra refere-se ao uso dos recursos hídricos para abastecimento público. “Esse comportamento demonstra uma preocupação da população, tendo em vista a densidade populacional dessa região e a escassez e limitações de mananciais hídricos para abastecimento”, avaliou o presidente do Comitê da Bacia Taquari-Antas, Daniel Schmitz.
A votação ocorreu após apresentações sobre a realidade atual dos rios. Num grande mapa da Bacia cada pessoa pode colar até cinco etiquetas sobre os trechos de rios, e assim definir usos múltiplos desejados, tais como abastecimento humano e animal, irrigação, atividade industrial, pesca e esporte.
Reitor da UCS, Isidoro Zorzi relembrou que em 1998 eram escolhidas, no mesmo local do evento, as entidades que iriam compor o Comitê Taquari-Antas. “Participo com emoção dessa consulta. Estamos aqui para pensar na frente e, acima de tudo, pensar nos outros, com seus interesses múltiplos, mas que estejam compatibilizados para todos os usos”, destacou.
Para o diretor da Metroplan, Ricardo Cesar, a sociedade é a grande promotora do processo de construção do Plano da Bacia Taquari-Antas. “A partir das etapas concluídas, pode-se ver a construção de uma política pública de gestão dos recursos hídricos assentada na base, com a participação da população, dos usuários da água, que são aqueles que pagam a conta e que também causam os problemas, caso existam”. 
O espaço dedicado à manifestação da plateia foi aproveitado por cinco pessoas. Entre elas a representante da Associação Ecológica Vida e Meio Ambiente (Vime) de Guaporé, Ana Maria Postal. Num discurso veemente, ela enfatizou a importância da água e da preservação ambiental em trechos dos rios Tainhas e Guaporé. “Estamos aqui solicitando que o Comitê e a população vote para que cumpra-se o que reza a lei. Que parte do rio Guaporé seja preservada”, declarou. 
Pela União das Associações de Bairros de Caxias do Sul falou Antônio Pacheco de Oliveira. “Que haja uma profunda fiscalização para que sejam encarados com seriedade os resultados das consultas públicas, que expressam os desejos da comunidade”, salientou.
O evento foi acompanhado também pelo diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) do Governo do Estado, Marco Mendonça. Na plateia estavam estudantes, produtores rurais, profissionais liberais, dirigentes e população em geral de diversas áreas. 
Com os apontamentos da população serão identificados os usos desejados em cada trecho da Bacia e afluentes. A partir disso, serão definidas as classes de qualidade necessárias e as intervenções para que isso ocorra. Todo esse processo faz parte do Plano da Bacia Taquari-Antas. O balanço final das cinco consultas públicas será apresentado no segundo semestre deste ano, após uma nova rodada das atividades que será realizada em cada um dos cinco municípios sedes das consultas: Lajeado, Guaporé, Bento Gonçalves, Vacaria e Caxias do Sul.

Crédito: Camila Pires

Nenhum comentário: