Notícias da Prefeitura de Estrela - Rio Grande do Sul - 17 de setembro de 2015



Depois de dois anos, Estrela voltou a receber uma etapa do Campeonato Gaúcho de Bicicross. Em um dia de clima perfeito, 160 atletas, de 15 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, participaram da quinta etapa do campeonato, realizada no último domingo (13), na pista em frente ao Parque Princesa do Vale. O local recebeu melhorias por parte dos atletas da Associação Estrelense de Bicicross e da equipe da Prefeitura de Estrela, o que elevou o nível técnico das disputas. Houve melhoria de obstáculos, aumento da altura das curvas, capina e limpeza.

O evento ocorre dois meses depois da realização da etapa única do campeonato Brasileiro, que ocorreu em Campo Bom, reunindo 450 atletas de todo o país. Na ocasião, os atletas da base gaúcha trouxeram quatro títulos de campeões nacionais para o Estado. Conforme o presidente da Associação Estrelense de Bicicross, Paulo Daltoé, isto demonstra a importância do trabalho da Federação Gaúcha de Bicicross, em conjunto com os clubes, no intuito de organizar e melhor gerenciar suas atividades para a obtenção destes expressivos resultados. “É a certeza de que estamos no caminho certo e temos um futuro promissor”, assinala. A próxima etapa ocorre no município de Bagé, no dia 11 de Outubro.

Em ato a ser realizado nesta quinta-feira (17), às 19h, na Escola Municipal Leo Joas, no Bairro das Indústrias, o prefeito Rafael Mallmann assinará a ordem de início para a construção da sua quadra coberta. A obra terá 980,40 metros quadrados e será executada por meio de convênio firmado entre o Governo de Estrela e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A empresa responsável pelos trabalhos é a Construtora S. Noronha Eireli EPP, de Lajeado, vencedora do processo licitatório. O custo total é de R$ 519,4 mil, incluindo material e mão-de-obra. Além disso, conforme o secretário de Educação Marcelo Mallmann, há uma contrapartida do município, de mais de R$ 50 mil, investidos na adequação da área que vai receber a quadra. 

Conforme o secretário, a construção da quadra coberta, uma antiga reivindicação, trará uma nova realidade para a comunidade escolar. Ele ressalta que a Leo Joas é a maior escola da rede municipal, atendendo hoje 580 alunos nos três turnos. Apesar disso, ainda não possui um espaço adequado para a prática esportiva e realização de eventos e programações que envolvam os estudantes e a comunidade. O prazo para entrega das obras é de seis meses, a contar da assinatura da ordem de início dos trabalhos. 

A tradicional Festa da Família da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiros, de Estrela, realizada no último sábado (12), promoveu a integração da comunidade. “Foi uma tarde agradável, em que pais e filhos vieram juntos à escola com um objetivo em comum: valorizar a educação. Esta parceria é fundamental para que a possamos desenvolver um trabalho de qualidade”, destaca a diretora Maria Raquel Güntzel.

A programação teve início às 14h, com explanação das coordenadoras pedagógicas dos anos iniciais e finais sobre o Projeto da Escola da Inteligência, desenvolvido pela rede municipal de ensino de Estrela. O projeto, desenvolvido do 1º ao 7º anos, tem como principal objetivo auxiliar os alunos a conhecerem e compreenderem suas emoções. 

As famílias prestigiaram as apresentações dos alunos dos anos iniciais e finais em homenagem ao Dia dos Pais. Na ocasião houve também a Mostra Pedagógica que contou com a participação dos estudantes que fizeram explanação a respeito dos trabalhos realizados.

Programação se inicia nesta quinta-feira, no Parque Princesa do Vale 

O Governo de Estrela e a Secretaria de Estado da Cultura promovem intensa programação no município para comemorar a Semana Farroupilha. Os eventos serão realizados no Parque Princesa do Vale, com início nesta quinta-feira (17). Às 20h30min haverá jantar campeiro (costelão) e às 21h show com Volmir Martins. Na sexta-feira (18) as atividades começam pela manhã. Às 9h30min será encenada a peça teatral A Ciência do Gaúcho, que terá sessão também às 14h30min. Às 12h30min será servido almoço e às 20h30min, jantar campeiro. Show com o grupo Alma Crioula, a partir das 21h, fecha a programação da sexta-feira.

No sábado (19) haverá almoço campeiro (churrasco) às 12h30min e às 19h show com Amigos do Sul. As festividades da Semana Farroupilha seguem no domingo (20), data máxima dos gaúchos, quando são celebrados os ideais da Revolução Farroupilha. Às 12h30min será servido almoço campeiro (boi no rolete); às 13h tem show com Eco do Pampa, às 15h com Luiz Marenco e às 17h com Madison Motta e Vinícius de Freitas. A entrada é franca para todos os eventos. 

Das atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela às crianças e adolescentes, uma das que conta com o maior número de participantes é a Escolinha de Voleibol. São 369 inscritos, com idade entre 7 e 17 anos, que têm a possibilidade de praticar este esporte em oito núcleos, que funcionam junto à escolas da cidade. As atividades ocorrem no turno oposto às aulas. 

Importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, pois explora diversos movimentos corporais, além de promover a socialização e o trabalho em equipe, o voleibol vem conquistando os jovens. A coordenação do projeto é do professor Marco Espíndola, que conta com colaboração das monitoras Patrícia França e Tailine Zvirtes na realização dos treinos. 

Os núcleos funcionam nas escolas Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes; Emef Pinheiros, no Bairro Pinheiros; Nicolau Müssnich, no Boa União; Emef Arnaldo Diel, em Linha Lenz; Colégio Santo Antônio; Emef Leo Joas, no Bairro das Indústrias, e Colégio Martinn Luther, no Oriental. A Escolinha de Voleibol tem apoio da Univates , que também é parceria do município na Escolinha de Basquete, hoje com 15 alunos no núcleo da Emef Pinheiros. A instituição tem apoiado as iniciativas com o fornecimento de material esportivo.

Além destas, a Smel mantém diversas atividades, não somente para crianças e adolescentes, mas também para o público adulto e idosos. Atletismo, Projeto Navegar (remo, vela, canoagem e stand up), capoeira, bicicross, ginástica artística, xadrez, yoga e o Programa Vida Saudável são oferecidos gratuitamente à população. Os interessados em participar podem entrar em contato com a Smel, telefone (51) 3981-1067, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. 

Prefeitura de Estrela organiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Objetivo é conscientizar os servidores quanto à prevenção da saúde e da integridade física no trabalho

De 5 a 8 de outubro ocorre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2015 da Prefeitura de Estrela, promovida pelo Setor de Segurança do Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com apoio da Secretaria Municipal da Administração e Recursos Humanos. A programação foi finalizada hoje (16), em encontro que reuniu o secretário Henrique Lagemann, o técnico em Segurança do Trabalho Carlos Augusto Schmögel, o presidente da Cipa, Airton Engster dos Santos, e a vice-presidente Simone Andréa Bücker Müller.

A Sipat se inicia no dia 5 de outubro, às 18h30min, quando membros da Cipa e do Setor de Segurança do Trabalho farão uso da tribuna livre na sessão da Câmara de Vereadores. No dia 6 de outubro, às 15h30min, no plenário da Câmara de Vereadores, haverá palestra com o tema “Acidente do trabalho: a próxima vítima pode ser você”, ministrada por Gilberto Schmidt e Marisete Mallmann, da Defesa Civil de Lajeado. Na ocasião haverá distribuição de material informativo.

A programação segue no dia 8, com palestra às 15h30min, também no plenário do Legislativo. A psicóloga da Secretaria da Saúde, Lilian Schmidt, falará sobre as drogas lícitas e seus efeitos no trabalho e na saúde do trabalhador. No dia 9, encerrando a Sipat, às 14h30min, na Emef Pinheiros, vai haver palestra sobre prevenção e combate a incêndios e evacuação de prédios. Os ministrantes serão o técnico em Segurança do trabalho Carlos Augusto Schmögel e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Este evento é alusivo ao Dia Nacional da Segurança do Trabalho nas Escolas.

Nenhum comentário: