Enchente do Rio Taquari desabrigou 14 famílias em Estrela

Família removida do Bairro Oriental

Cheia desabrigou 14 famílias em Estrela

Um total de 14 famílias teve que deixar suas residências em função da cheia do Rio Taquari, no último fim de semana, em Estrela. Destas, dez foram desabrigadas e quatro desalojadas. Os trabalhos para a remoção, coordenados pela equipe da Defesa Civil, começaram por volta das 14h de domingo. A ação contou com apoio de funcionários da Secretaria de Obras Publicas, voluntários da prefeitura e da comunidade, bem como autoridades do Governo de Estrela. Todas foram levadas ao abrigo localizado na Emef Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes. 

Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Carlos Alessandro Bremm, o órgão vinha monitorando as precipitações pluviométricas e a elevação do nível do rio desde quinta-feira (17). Na madrugada de sábado (19) as águas começaram a subir com maior rapidez, numa média 25 cm/h. A DC possui mapeamento das áreas com risco de inundação, classificadas por cotas do nível da água. “Assim sabemos quais ruas devem ser fechadas primeiro e as famílias devem ser removidas para o abrigo com mais urgência”, observa Bremm, acrescentando que, desta forma, é possível manter a comunidade informada e avisar com bastante antecedência aquelas que devem ser removidas, dando-lhes tempo para arrumarem seus pertences com calma, evitando maiores perdas.

O nível do Taquari atingiu a cota máxima de 22m10cm, provocando também a interrupção de oito ruas: Albino Francisco Horn, que liga o Bairro Imigrantes ao Alto da Bronze; Nicolau Hoss, que liga Novo Paraíso a São José (Ponte Tangará); Mathias Petter Sobrinho (fundos do Estádio Municipal); João Lino Braun, que liga o Bairro Boa União a São José; Olinda Mallmann,no Imigrantes; Arnaldo José Diel e Estrada Municipal Antonio Barth (ERS 129), atrás do Parque Princesa do Vale; Pedro Balduíno Fink,no Bairro Auxiliadora; Afonso Pena, no Oriental, e São Roque, no Loteamento Marmitt. 

Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: