Brigada de Emergência mobiliza Escola Estadual de Ensino Médio Estrela


Brigada de Emergência mobiliza Escola de Ensino Médio Estrela

A Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, se constitui num modelo para a construção de Escola resiliente, projeto da Nações Unidas de reconhecimento a quem desenvolve, capacita e prepara pessoas para agirem em condições adversas.

A diretora Zaira Junqueira aposta no modelo e, pelo segundo ano consecutivo a Escola está preparando pessoas para a ação.

Acontece até 14 de outubro os exercícios práticos e avaliação de performance do funcionamento de uma Brigada em ação. 

Além do conhecimento teórico, realizarão exercícios de evacuação da edificação simulando um incêndio. Vítimas previamente maquiadas (com queimaduras, politraumatismo, ferimentos perfurantes, etc.) serão atendidas no território e após encaminhadas para um posto médico avançado para triagem e encaminhamentos (método START/USA). Exercícios de túnel de fogo, cabine de fumaças, práticas reais em fogo com manejo de extintores de incêndio e outras técnicas de controle serão realizadas por todos os componentes.

Segundo o especialista em segurança e responsável pelo curso, Pedro Valdir Pereira é um Grupo organizado de pessoas “preparadas” para atuar em resposta à emergências de qualquer natureza. Atua na proteção, prevenção e combate à princípios de incêndios e outras emergências, inclusive para o rápido e seguro abandono da edificação, e prestar os primeiros socorros, resgate e salvamento, dentro de um território pré-estabelecido, quando eclode um sinistro.

As normas técnicas da ABNT, NBR 14.276:2006 estabelece os requisitos mínimos para a preparação de uma Brigada de Emergência e é aplicável a toda e qualquer planta. Os exercícios devem ser periódicos e o curso tem validade de 12 meses. Devendo a tropa ser preparada para atuação prática, afirma Pedro Valdir Pereira.

Ainda o Plano de Respostas a emergências, tem sua estrutura e fundamentação apoiada na norma técnica 15.219:2005. Ele é estruturado e aplicada sistematicamente de forma que as pessoas possam internalizar os procedimentos de modo a agirem com rapidez, segurança e eficácia, concluí o especialista em segurança.

Nenhum comentário: