Trajetória do Grupo Vocal em Cena














História do Vocal em Cena

Desde 2013 o Vocal em Cena canta e encanta no Vale do Taquari. Conversamos com Lylian Cândido sobre a trajetória do Grupo que já fez 25 apresentações beneficentes para um público de aproximadamente 12 mil pessoas. Em 2017 será gravado um vídeo do Grupo e uma turnê pelo Rio Grande do Sul está sendo planejada. Veja abaixo o que nos contou a integrante do Vocal em Cena desde a sua fundação:

O grupo Vocal em Cena surgiu a partir intuito do maestro e compositor, Lucas Brolese, de criar um grupo vocal cênico para desenvolver essa forma de expressão musical e interagir com seus amigos, alunos e pessoas que manifestassem o mesmo desejo de transmitir às plateias a emoção e a beleza da poesia cantada e interpretada.

Nessa jornada, desde a criação passaram pelo grupo mais de 40 pessoas, de 8 municípios do vale. Hoje ensaiam semanalmente 25 cantores vindos de Estrela, Lajeado, Bom retiro do Sul e Venâncio Aires.

A estréia do grupo foi no dia 12 de junho de 2013 no palco do Pratas de Casa em Lajeado com o espetáculo "O Amor em Canto", foi uma noite de muitas emoções na platéia e no palco, e do nascimento simbólico de um projeto que a partir daí tomou dimensões por si só. Depois disso, vieram festivais e uma parceria com o SESC dando ao grupo mais experiência e incentivo ao desenvolvimento do grupo. 

Em 2015 o grupo criou sua diretoria, definiu o seu local fixo de ensaios, que aconteceram às terças-feiras no palco da SOGES em Estrela e agregou novo repertório ao espetáculo. Com isso participou do lançamento do projeto "Acordando a Cidade", e nessa oportunidade contou mais uma vez com a participação especial de Renato Borghetti. 

Em 2016 o Vocal em Cena passou a ensaiar na "Casa do Compositor", um local de encontros e trabalhos musicais, em Estrela, dentre outros eventos, destacou-se a apresentação no Teatro da Univates em evento aberto ao público. 

O grupo Vocal em Cena tem claro o conceito e ideia de levar alegria e emoção às pessoas através da música. Com canções folclóricas, música popular brasileira e sucessos internacionais, o grupo vem cantando e encantando plateias com um novo espetáculo denominado "O Canto", renovado para as apresentações de final de ano. O repertório é pensado preparado com todo cuidado e dedicação.

Apresentações

Desde sua criação o Vocal em Cena fez 25 apresentações oficiais e algumas beneficentes, em Estrela, Lajeado, Colinas, Teutônia e Santa Cruz do Sul para um público de 11.600 (onze mil e seiscentas pessoas), destacando-se a apresentação natalina em Estrela, lançamento da Expovale 2014, maior evento da região do Vale do Taquari e espetáculo em Colinas em parceria com Renato Borguetti. Recentemente apresentou-se no Teatro da Univates, no Arte na Escadaria e Arte na Praça. 

Dia 2 de dezembro o Vocal em Cena se apresentará no Teatro CEAT, recentemente inaugurado e que oferece uma estrutura para grandes espetáculos e comporta até 540 pessoas adequadamente acomodadas. O espetáculo chamado "O Canto" iniciará às 21 horas e os ingressos a 20,00 para o público em geral e 10, 00 para estudantes (com carteirinha) e menores de 12 anos, estão sendo vendidos pelos integrantes do grupo e o contato pode ser feito pelo facebook na página do Vocal em Cena. 

A gravação do primeiro vídeo está marcada para o ano de 2017, e será a interpretação de uma canção autoral, além disso a produção do grupo trabalha para desenvolver um projeto de lei de incentivo à cultura para uma turnê pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Lylian Cândido: "Cantar é mover o dom do fundo de uma paixão, é buscar o caminho que vai dar no sol. Com a música brindamos o mundo, mudamos o destino, semeamos o amor. Com a alegria de cantar, podemos revelar o amor, contemplar a natureza, transmitir a paz e assim, mudar o mundo. E mesmo quem não canta, encanta e sente a música no coração".

Fotos do arquivo de Lylian Cândido.

Nenhum comentário: