Reunião do COMDEMA motiva Moção em Estrela-RS




Reunião do COMDEMA motiva Moção

Na reunião do COMDEMA - Conselho Municipal do Meio Ambiente de Estrela, Mauro Tubino, da Emater, sugeriu uma moção do colegiado para incentivar a capacitação de pessoas que manuseiam produtos de agrotóxicos.

Tubino disse ser necessário ter consciência dos riscos que trazem para saúde humana, o manuseio incorreto dos produtos que são utilizados para combater pragas nas lavouras.

Informou que foram recolhidos 27 mil litros de frascos de agrotóxicos na última safra em Estrela, significando 3 litros por hectare. Mesmo assim uma pequena parte ainda é descartada de forma indevida. Os frascos em alguns casos chegam até a UTL - Usina de Tratamento de Lixo.

A legislação prevê que pessoas capacitadas façam a comercialização dos produtos nas agropecuárias, sendo obrigatório a devolução dos frascos triplamente lavados.

Um consórcio, através da Fundação Pró-Rio Taquari, faz o recolhimento do material com profissionais capacitados, utilizando equipamentos de proteção individuais e transportado em caminhão furgão.

Os frascos de agrotóxicos são levados até empresas com fornos especiais para incineração. As empresas que comercializam os produtos são as mesmas que devem fazer o recolhimento e garantir destino correto.

Nos últimos anos a situação melhorou muito, segundo Tubino. A Emater levantou o problema juntamente com outras entidades e agora os frascos são recolhidos o que já pode ser considerado um avanço.

Outra melhora ocorreu nos equipamentos de pulvirização que já trazem embutidos dispositivos para lavagens dos frascos.

O profissional da Emater contou que 80% dos frascos são lavados de forma adequada, porém os outros 20% sofrem restrições, situação que fica registrada pela equipe de recolhimento.

Foram debatidos problemas de crianças que podem nascer deformadas ou alta incidência de câncer em pessoas que utilizam de forma indevida os agrotóxicos.



Outra sugestão do COMDEMA, é o consumo de produtos orgânicos, muito mais saudáveis.

Nenhum comentário: