Estrela-RS - Codae aprova financiamento de programas pelo Funderal


Codae aprova financiamento de programas pelo Funderal

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (16) o Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae) aprovou financiamentos de programas para 2017, através do Fundo Rotativo de Desenvolvimento Rural (Funderal). Receberam parecer favorável dos presentes a aquisição de sementes de aveia preta e azevém e de adubo e uréia, ambos até o limite de 30 sacos por talão de produtor. A reunião foi presidida pelo secretário municipal da Agricultura, José Adão Braun.

No encontro, realizado no auditório da Câmara de Vereadores, os membros do Codae também ratificaram o enquadramento de produtor como beneficiário do Pronaf, o que é uma nova exigência das instituições financeiras para liberar os financiamentos. O secretário Braun lembrou que o prazo para encomendas de sementes de milho pelo programa Troca-Troca se encerra nesta quinta-feira (17) e que até o final de novembro os produtores devem adquirir as vacinas contra a febre aftosa, fazendo a aplicação. 

Os conselheiros manifestaram-se também sobre dois projetos de lei que tramitam na Câmara de Vereadores e prevêem a ampliação da área de expansão urbana. A respeito, os produtores solicitaram que as medidas propostas não sejam aprovadas pelo Legislativo, bem como que seja feita a revisão da lei que estabeleceu os limites da área de expansão. Segundo os presentes, a ampliação da área reduziria a capacidade de produção agrícola, o que motivou o posicionamento contrário do Conselho. 

Nenhum comentário: