Prefeitura de Estrela-RS - Prevenção ao uso de álcool e tabaco é tratada em capacitação do PSE


Prevenção ao uso de álcool e tabaco é tratada em capacitação do PSE

Encontro realizado na tarde desta quinta-feira reuniu profissionais da saúde e educação, e alunos da rede municipal 

O uso indevido de álcool e tabaco foi o tema tratado em encontro de capacitação do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado nesta quinta-feira (17.11) à tarde, na Emef Odilo Afonso Thomé, em Estrela. Profissionais das secretarias da Saúde e Educação e representantes dos Grêmios Estudantis das escolas que participam do programa assistiram à palestra da psicóloga Maria Angélica Hartmann Gräff, do Caps, intitulada “Conhecer para prevenir”. 

O encontro contou também com a presença de usuários do Grupo de Álcool do Centro de Atenção Psicossocial, que relataram situações vividas em função da dependência. “As perdas não são somente materiais, mas pessoais, como família e amigos, além da saúde”, disse um dos participantes.

Maria Angelina frisou que, em geral, o abuso do álcool é considerado alcoolismo quando a pessoa continua a beber, apesar dos problemas sociais e de saúde que o vício lhe provoca. Citou alguns fatores que contribuem para que o uso da bebida se transforme em alcoolismo, os quais podem incluir o ambiente social e cultural, saúde psicológica e a predisposição genética. Para enfrentar a doença, segundo ela, é importante uma rede de apoio e, neste sentido, a principal é a família. Este foi o segundo encontro de capacitação sobre o tema, que inclui também o tabaco e outras drogas, e a proposta é que os alunos que participaram sejam multiplicadores destas informações em suas escolas.

Esta capacitação teve dois encontros. No primeiro, realizado no mês de outubro, houve palestra da psiquiatra Diana de Bem Souza e da terapeuta ocupacional Kaiana Calegaro, ambas do Caps, que falaram sobre drogas ilícitas, principalmente crack, cocaína, maconha e ecstasy. O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. 

Nenhum comentário: