Estrela receberá projeto de sustentabilidade da RGE Sul


Estrela receberá projeto de sustentabilidade da RGE Sul

Alunos da rede pública participarão de atividades sobre energia e meio ambiente nesta quinta e sexta-feira

Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas, o projeto Educar para Transformar, da concessionária de energia elétrica RGE Sul, realiza nesta quinta e sexta-feira (17 e 18) atividades em Estrela. Estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental vivenciarão as ações educativas no Centro Comunitário Cristo Rei – Rua Júlio de Castilhos, s/n – em dois turnos, com início às 9h e às 13h30min.



O projeto itinerante visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso aposta na educação, por meio da abordagem dos temas energia, água, resíduos e mobilidade, e suas aplicações no dia a dia. Em seu terceiro ciclo, o Educar para Transformar irá percorrer os 118 municípios da área de abrangência da RGE Sul até setembro de 2017. 

Serão realizadas 300 ações gratuitas, que se dividem em dois momentos. Os Seminários Regionais – capacitações específicas para educadores – têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda. Já as Ações são momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e educadores e realizadas em cada um dos municípios. Integram as atividades um grande círculo para a encenação de um espetáculo teatral, além de jogos e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade. Nas duas ocasiões são entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.



Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, o projeto é realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Coordenadorias Regionais de Educação. A iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 204 mil pessoas. 

Sobre a CPFL Energia

Há 103 anos no setor elétrico, a CPFL Energia atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, o grupo é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. Também é um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.144 MW no final do segundo trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda. 

Fotos: Divulgação Educar para Transforma

Michelle Pereira

Nenhum comentário: