Estrela-RS - Curso no Cras ensina aproveitamento integral dos alimentos


Curso no Cras ensina aproveitamento integral dos alimentos

Iniciativa visa contribuir com a economia das famílias e para melhorar a saúde das pessoas

Ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e STR de Estrela aconteceu, esta semana, o curso de aproveitamento integral de alimentos. A atividade foi realizada no Cras Moinhos e contou com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Durante os três dias de curso - 24 horas/aula - as 12 participantes, moradoras do bairro, aprenderam a utilizar, no preparo de receitas, sementes, talos e folhas, que normalmente são desperdiçados. “O curso visa também melhorar a economia e a saúde das pessoas”, ressalta a nutricionista Gledes Forneck, instrutora do Senar.

De refeições como lentilha com talos de folhas de hortaliças e legumes como beterraba, cenoura e brócolis, a bolo de folha de chuchu ou pão de legumes, as participantes receberam orientações para elaborar diversos pratos, sempre aproveitando tudo que o alimento oferece. A instrutora Gledes cita, por exemplo, que da laranja pode-se utilizar tudo: com a casca foram feitos sequilhos; com o bagaço, docinhos; o suco foi utilizado no preparo de “fanta caseira” e das sementes foi feito um chá frio, que é utilizado para o combate à enxaqueca. Farinha integral, açúcar mascavo e farinha de milho foram utilizados no enriquecimento dos alimentos. 

“A proposta é aproveitar o que as famílias possam produzir, estimulando-as também a terem sua horta e seu pomar, buscando uma alimentação mais saudável”, ressalta a instrutora do Senar. O público prioritário foram as pessoas inscritas no Cadastro Único e no próximo ano novos cursos devem ser oferecidos à população. O encerramento ocorreu na tarde desta sexta-feira (18.11), com a presença do secretário da Saúde Elmar Schneider, que responde pela Sedesth, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heeemann.

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: