Prefeitura de Estrela-RS - Projeto habitacional de Estrela faz aumentar integrantes do Cadastro Único


Projeto habitacional de Estrela faz aumentar integrantes do Cadastro Único

CadÚnico serve para o governo conhecer melhor as famílias. Em Estrela, cresce inclusão de pessoas no registro

O maior projeto social de Estrela, o Loteamento Popular de 250 casas que está sendo feito em Novo Paraíso gera maior movimentação na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Mais pessoas estão buscando se registrar no Cadastro Único (CadÚnico) para ter acesso a habitação. Segundo a responsável do cadastro, Fernanda Stange a procura vem aumentado há alguns meses com a proximidade da abertura das inscrições para a moradia popular. Em maio, 2.587 estavam registradas. Em julho, o número subiu para 2.678 famílias; 91 acrescidas em três meses.

Os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também ajudaram a elevar as matrículas. O Pronatec capacita trabalhadores e os ajuda a elevar a renda e conseguir colocação ou se manter no mercado de trabalho. Até agora em Estrela, o curso que mais teve demanda foi de cuidador de idosos, mas soldadores, eletricista industrial e recursos humanos também se beneficiaram com o treinamento. “Este ano, oferecemos nove cursos com 220 ofertas de vagas”, informa o coordenador da Sedesth, Fabiano Machado.

O Cadastro Único serve para o governo conhecer melhor as famílias de baixa renda, por isso a inclusão delas é tão importante. “A regra principal para ter os benefícios é estar incluso no cadastro único, porta de entrada para a participação de programas sociais do governo”, explica Fernanda.

O que é o CadÚnico

É o cadastro central e através do qual o governo federal conhece as famílias registradas e a situação geral delas como o número de habitantes na casa, sendo eles parentes ou não. A renda, se estão na informalidade ou não, se ganham aposentadoria ou pensão. Conforme Fernanda Stange, a preferência é que o Cadastro Único seja feito em nome da mulher. “A orientação é de que o responsável familiar seja feminino.” Quem pode entrar no Cadastro Único são famílias com renda mensal até meio salário mínimo por pessoa ou renda total familiar de três salários mínimos. Depois que a família entra para o CadÚnico, participa de programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Telefone Popular e Programas Habitacionais.

Entenda o projeto habitacional de Estrela

- Estrela está construíndo 250 casas populares dentro de um prazo de 18 meses

- As casas serão geminadas (duas a duas) e cada casa terá 46 m², aquecimento solar e dimensões internas que possibilitam a adaptação de qualquer unidade para acessibilidade de portadores de necessidades especiais.

- As inscrições ainda não estão abertas

- Quando abrirem, a família deve entar no Cadastro Único para ter acesso a moradia

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli
Fernanda Stange: Cadúnico dá acesso a benefícios sociais do governo

Nenhum comentário: