O AES Sul na Comunidade em Bom Retiro do Sul


O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar estará à espera dos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais de Bom Retiro do Sul, acompanhados de seus professores, no CTG Querência da Amizade (Rua Senador Pinheiro Machado, 1840), nesta sexta-feira (10), das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. É no poder transformador da educação que a AES Sul aposta. E são as novas gerações que carregam consigo a oportunidade de preparar de forma consciente, equilibrada e sustentável o seu futuro. Sendo assim, a empresa quer despertar e plantar a semente da consciência ambiental na idade em que aprender brincando é fundamental.

Educar para transformar. Foi com este pensamento que a AES Sul idealizou para o Rio Grande do Sul um projeto educativo de construção de saberes voltado à sustentabilidade. O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul, é gratuito, itinerante e destinado à rede escolar dos municípios da área de concessão da empresa e às comunidades. Em seu segundo ciclo, o projeto chegará a mais 70 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente.

O projeto foi apresentado aos professores de Bom Retiro do Sul e de mais 18 municípios da região durante o Seminário Regional de Educação, realizado em Santa Cruz do Sul, no início de julho. Durante todo o dia, os educadores vivenciaram ações relacionadas aos eixos temáticos energia, segurança, água, resíduos e mobilidade urbana e participaram de oficinas multidisciplinares, para, nesta semana levarem os seus alunos para também vivenciarem e absorverem os ensinamentos da proposta educativa.

Desta forma, educadores e alunos, mediados pela brincadeira educativa, aprendem sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos. Somados aos conhecimentos adquiridos com a vivência no AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, mestres e alunos levam para as suas casas revistas pedagógicas com atividades e brincadeiras que ampliam os olhares sobre as “coisas” do mundo.

A companhia aposta mais uma vez na educação como elemento condutor para potencializar o exercício de práticas ambientais nas escolas e comunidades. “Trabalhamos a sustentabilidade através da educação, pois acreditamos no seu poder transformador. Ela tem se mostrado o melhor caminho para promover mudanças duradouras de atitudes e comportamentos”, relata o Diretor-geral da AES Sul, Antonio Carlos de Oliveira. Até 2015, as ações envolverão alunos e professores da rede pública de ensino em 332 ações educativas. O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, em seu primeiro ciclo, percorreu 39 municípios entre os meses de maio e dezembro de 2012, envolvendo 117.865 pessoas.

Conheça o segundo ciclo do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar

O conjunto de atividades que ocorrem nos ginásios escolares e/ou municipais se caracteriza por um espaço denominado “Ambiente”. Nele estão inseridas todas as estruturas físicas do projeto e é neste espaço que são recebidos os alunos e os professores. Todas as interações requerem a participação ativa dos educadores em conjunto com seus alunos, que, neste momento, têm o compromisso de participarem das atividades propostas e se divertirem.

Nos espaços denominados “Territórios”, experimentos científicos amplamente dinâmicos e interativos trazem para aquele ambiente demonstrações práticas de como os recursos naturais são utilizados, conservados e desperdiçados. É durante o circuito pelos Territórios que os mediadores do projeto entregam nas mãos e na consciência de cada participante, escolhas e seus resultados, que irão interferir diretamente no meio ambiente.

Desta forma, professores e alunos, mediados pela brincadeira educativa, aprendem sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos.

Simultaneamente, no espaço central chamado “Fantabulástico” ocorrem esquetes teatrais que ilustram o nascimento de uma consciência que aos poucos vai se tornando qualificada – sustentável. A história de uma menina - Gaia - que antes mesmo de nascer já é curiosa para saber das

coisas do mundo, se intercala com as atividades dos Territórios. Por último, na “Usina de Ideias”, as sucatas ganham uma nova vida nas mãos dos estudantes.

Municípios contemplados: Agudo, Alegrete, Araricá, Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Brochier, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Candelária, Canoas, Capela de Santana, Cruzeiro do Sul, Dois irmãos, Encantado, Estância Velha, Esteio, Estrela, Formigueiro, General Câmara, Harmonia, Ibirama, Itaara, Itaqui, Ivoti, Jaguari, Lajeado, Lindolfo Collor, Maçambará, Manoel Viana, Mata, Montenegro, Morro Reuter, Muçum, Nova Esperança do Sul, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Quaraí, Rio Pardo, Roca Sales, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Maria do Herval, Santana da Boa Vista, Sant'ana do Livramento, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Leopoldo, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, São Vicente do Sul, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Segredo, Sinimbú, Sobradinho, Taquari, Triunfo, Uruguaiana, Vale do Sol, Venâncio Aires, Vera Cruz.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. Dentre eles, o projeto que atendeu as comunidades de baixo poder aquisitivo, denominado “Transformação de Consumidores em Clientes”, com a substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras por equipamentos mais eficientes, e a instalação de coletores solares; o “Recicle Mais, Pague Menos”, que objetiva a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia, sendo a primeira distribuidora do sul do país a implantar este modelo de projeto; e, também, o AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, que envolve ações nas escolas, utilizando ferramentas lúdicas na abordagem dos conceitos de sustentabilidade.

Sobre a AES Sul - Distribui energia elétrica para 118 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Sobre a AES Brasil - O Grupo AES Brasil é um dos principais grupos empresariais do país, com forte atuação no setor elétrico - geração, distribuição e comercialização de energia. Responsável pelo atendimento a 7 milhões de clientes, o Grupo conta com cerca de 7,5 mil colaboradores próprios. 

Foto Divulgação AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar

Luciane Nunes

Nenhum comentário: