COLUNA DO LUCA – 13.10.14 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 13.10.14
Luiz Carlos Freitag 

Muito bem, depois de umas férias, estou de volta. Prá conferir. Visitamos também a Ilha de Itamaracá e Porto de Galinhas. Vale a pena fugir uma vez por ano para o Nordeste. Com meu primo de São Paulo Mário Polto e esposa Masé.

Gérson da Silva (PT), Vice, assumiu a Presidência da Câmara segunda-feira passada, porque o titular Marcelo Braun (PSDB) estava com um problema de saúde. Ele convidou o Secretário da Saúde Elmar Schneider para fazer o Relatório de Gestão do segundo quadrimestre do ano. Chamou a atenção, que estão sendo aplicados até agora 22,41% do orçamento na saúde, quando a obrigação é de 15%. Mas o preocupante é que de janeiro a abril foram atendidas 21.422 pessoas na Farmácia Básica e de maio a agosto, 23.950, ficando a média de gasto mensal em R$ 65.000,00. Mas o que mais se houve são elogios para o setor de saúde da Prefeitura de Estrela.

A UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, realizou quinta-feira sua assembléia mensal, presidida por Aloisio Mallmann. Presente o Tenente Luis Fernandes Correa, da Brigada Militar quando foi comentada a falta de efetivo e de viaturas em Estrela. Aloisio disse que a Uame iniciará um movimento para pressionar o Governo do Estado para conseguir mais efetivo para a BM de Estrela.

Sexta-feira acontece reunião da AMVAT – Associação dos Municííos do Vale do Taquari - em Estrela. Inicia as 13h e 30min e um dos assuntos a ser discutido parece que diz respeito a ciclovias. Não apenas nas cidades, mas interligando pelo menos alguns municípios, para facilitar a vida dos ciclistas.

Estrela está convicta na comemoração do Outubro Rosa promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura Municipal através do Gabinete da Primeira Dama e das secretarias de Saúde e Cultura. O Outubro Rosa será marcado por duas atividades e um grande projeto. A primeira delas ocorreru sábado no Calçadão. Já no dia 17, uma noite uma noite cultural ocorrerá no pátio do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann. Um ato marcará a data. “Convidaremos 20 mulheres da sociedade estrelense para, em forma de apoio a causa, pendurarem seus sutiãs na árvore presente no Centro Cultural”, revela a primeira-dama Carine Schwingel. Ah, e a Avenida Rio Branco, depois de ficar colorida com faixas nos postes centrais comemorando a Semana da Pátria e depois Semana Farroupilha, agora destaca faixas cor de rosa neste mes especial.

FRASE DA SEMANA: “Eleição deveria ser uma só em a cada quatro ou cinco anos, com escolha desde o Presidente da República até o Vereador, passando por todos os cargos.” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário: