COLUNA DO LUCA – 27.10.14 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 27.10.14
Luiz Carlos Freitag 

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari – AESAVAT - se reuniu novamente em Encantado. Eles discutiram alternativas para pequenas propriedades rurais, pois devido a grande agro indústrias os pequenos agricultores estariam ficando atrelados na produção, sobrando pouco lucro. Segundo Cirio Schneider, de Lajeado, a legislação precisa ser alterada no que diz respeito a integrados, pois apesar de estar muito bom para os municípios está sendo ruim para os agricultores.

José Calvi, de Encantado disse que ao menos os municípios estão ajudando os produtores rurais, mas quem decide tudo são as grandes indústrias do setor. A próxima reunião ocorre dia 21 de novembro, na granja de José Calvi na Lagoa da Garibaldi em Encantado.

Estrela recebeu semana passada a visita do reeleito Deputado Federal do PTB Luiz Carlos Busato - foi feito um jantar na residência do Secretário da Saúde Elmar Schneider, com a presença de cerca de 50 pessoas oriundas de vários municípios da Região. “Ele hoje é um deputado do Vale do Taquari”, afirmou o Schneidinha. Por sua vez, Busato disse que o partido traçou um plano que deu resultados acima do planejado, por isso adiantou que, na próxima eleição o PTB deverá ter candidato próprio para Governador. Quem sabe será Sérgio Zambiasi?

Dia três de novembro acontece a licitação para a construção do novo Posto de Saúde do Bairro Boa União, que vai atender também os moradores do Bairro Pinheiros. As obras devem iniciar ainda este ano, aproximadamente quarenta dias após a assinatura.

Dia 27 de novembro teremos o Dia Nacional do Combate ao câncer. E em Estrela ele será comemorado de uma forma bem diferente: A Smel e a Liga Feminina de Combate ao Câncer estão convidando a população para participar de uma Caminha da Noturna, no Parque Princesa do Vale. Será das 1h até a meia noite - aposto que teremos um bom número de pessoas participando.

Informação importante do prefeito Rafael Mallmann, para o funcionalismo público municipal de Estrela: A prefeitura já empenhou todo o valor da folha de pagamento até o final do ano, bem como o 13º salário. “Os recursos estão garantidos, vamos fechar o ano no azul”, afirmou.

Nesta semana devem começar as reformas de 14 ruas nos bairros Cristo Rei, Oriental, Indústrias, Boa União, Estados e Moinhos em Estrela - a assinatura do contrato com a Conpasul foi semana passada. Também deve começar a pavimentação de algumas ruas que fazem parte do PAC.

FRASE DA SEMANA: “Estamos no Outubro Rosa, as mulheres não devem esquecer de fazer seus exames para prevenir o câncer de mama” (Gérson da Silva, Vereador do PT) 

Nenhum comentário: